Muitas pessoas buscam como alternativa o shake para emagrecer. Quais são os prós e contras desse método?

Quando tomar shake para emagrecer

Na minha opinião, o shake pode ser usado como alternativa em situações eventuais de muito pouco tempo para se alimentar adequadamente, ou quando estamos muito cansados para preparar algo e não queremos pedir uma tele entrega, ou quando está apetecendo uma refeição fresca e mais líquida, por exemplo. Eu não sou a favor de consumo de shake diariamente como estratégia de emagrecimento, e explicarei mais sobre isso logo adiante. 

Porque tomar shake emagrece

Porque:

  • É um valor calórico controlado, pré-determinado;
  • Em uma “receita” pronta, que não exige reflexão;
  • Não é tão gostoso, então não estimula o comer mais;
  • Ao substituir diariamente a comida por shake, diminuímos o contato com a comida, e assim ficamos menos expostos a exageros ou de comer no piloto automático.

Shake é bom para emagrecer?

Na minha opinião, não. Embora tomar shake para emagrecer apresente algumas praticidades e vantagens à primeira vista, o consumo shakes não transformam o comportamento alimentar dos pacientes que querem emagrecer para um comportamento alimentar mais saudável, porque faz com que o indivíduo fuja do enfrentamento com a comida.

Tomar shake para emagrecer é apenas uma maneira de “tapar o sol com a peneira”, e temporária, por que ninguém vive de shake para o resto da vida. Cedo ou tarde a pessoa vai enjoar do shake, ou vai abandona-lo por alguma outra razão. 

Além disso, os ambientes que servem os shakes estimulam a pessoa a comer demais, já que as quantidades ingeridas de líquido são grandes a ponto de causar a sensação de “estufamento”. As pessoas são treinadas a se empanturrarem, porque são estimuladas a tomar o até “chorinho” que sobrou no liquidificador, mesmo já estando estufadas. Então, como você acha que essa pessoa vai se comportar quando estiver frente à comida de verdade? Da mesma forma, não vai respeitar a própria saciedade.

Você acha que esse comportamento é coerente para quem busca resultados sólidos? Não! Quem deseja emagrecer deve aprender justamente o contrário: respeitar o seu estômago, o seu corpo, aprender a identificar a saciedade e parar de comer nesse momento. 

Tomar shake faz mal para a saúde

Nesse link https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?term=herbalife você vai encontrar diversos estudos científicos, desde mais antigos até bem recentes, sobre os danos hepáticos que os shakes podem causar à saúde, analisando os danos de uma marca especialmente conhecida de shakes. Tire suas próprias conclusões. Embora sejam todos em inglês, coloque o conteúdo no google tradutor, que funciona muito bem.

Entenda que nada substitui a boa e velha “comida de verdade” nas quantidades adequadas para o seu objetivo. Leve a saúde a sério, busque apoio profissional, aprenda a se alimentar para garantir resultados duradouros e reais. Quando estiver à mesa, mastigue bem os alimentos, desfrute das variedades, aprecie as diferentes texturas, cores e sabores. Coma com atenção, sem culpa, mas sem gula! Sinta que está nutrindo o corpo e fazendo isso com amor, da forma mais saudável, leve e natural possível!

Para obter resultados assim, a nutrição comportamental é o melhor caminho. E o curso de emagrecimento Emagreça Motivado é uma forma de você começar essa transformação no seu emagrecimento.