
Minha história com a Gastroenterologia e Nutrição:
Meu interesse pela Gastroenterologia surgiu logo no primeiro semestre da faculdade de Nutrição, durante as disciplinas de Anatomia e Fisiologia. No final da faculdade, eu amava tanto a Gastroenterologia que cheguei a pensar que tinha feito a escolha errada e que deveria ter estudado medicina.
Mas, eu sabia que queria trabalhar com prevenção e alimentos, e não com medicamentos. Por isso, optei por me especializar nessa área específica e fiz mestrado e doutorado em Gastroenterologia, este último no exterior, em Leuven, na Bélgica. Essa formação acadêmica permitiu aprofundar meus conhecimentos na área. No entanto, não parei por aí: fiz especializações em nutrição clínica e funcional, bem como em Gastroenterologia Funcional.
Quando tomei a decisão de me especializar em Gastroenterologia, em 2006, a relevância da saúde intestinal ainda estava ganhando reconhecimento. A microbiota intestinal começava a ser explorada cientificamente, e o termo “leaky gut” – que mais tarde se tornou o tema do meu doutorado – surgia nas primeiras discussões acadêmicas. Acompanhar o quanto essa área evoluiu e ganhou importância, desde aquela época, só me faz ainda mais feliz.
Hoje, como nutricionista, busco integrar os conhecimentos da gastroenterologia, da nutrição funcional e da nutrição comportamental para ajudar meus pacientes a melhorarem sua saúde e a qualidade de vida.
Minha história com o comportamento alimentar e emagrecimento:
A paixão pelo estudo do Comportamento Alimentar surgiu ao longo dos anos de prática clínica no atendimento em consultório. A vivência diária despertou em mim o desejo de entender mais sobre as dificuldades dos pacientes para emagrecer e melhorar a saúde, o que me levou a buscar conhecimentos nessa área da nutrição.
Em 2013, cheguei a iniciar a faculdade de Psicologia, mas como estava no último ano do doutorado, recém-chegada da Bélgica, retomando atendimentos em São Leopoldo e abrindo meu consultório em Porto Alegre, decidi focar meu aprendizado especificamente no entendimento do comportamento alimentar. Foi então que fiz a formação em Transtornos Alimentares e Obesidade no Instituto Wainer em Porto Alegre e a especialização em Psicologia – Ciências Cognitivas, pela escola Cognitivo.
Portanto, quando se trata de emagrecimento, meu trabalho é baseado em reeducação alimentar, mudança de comportamento alimentar para construir uma nova forma de se alimentar. Para isso, utilizo conhecimentos da nutrição clínica e comportamental, comer intuitivo, mindfulness, entrevista motivacional e abordagem cognitivo comportamental, com intuito de promover emagrecimento saudável, saúde, qualidade de vida e uma relação saudável com a comida, com o corpo e com as emoções.
Formação acadêmica:
- Graduação em Nutrição pela Universidade Feevale (2006);
- Especialização em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria (2008);
- Especialização em Nutrição Clínica com Ênfase em Adulto pela Unisinos (2010);
- Mestrado em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Faculdade de Medicina da UFRGS (2010);
- Morou em Leuven, na Bélgica, para realizar experimentos de doutorado através do programa PhD Sandwich na KU Leuven, uma das universidades mais antigas da Europa. Lá, trabalhou no laboratório de pesquisa experimental TARGID, liderado pelo renomado pesquisador belga Dr. Jan Tack, médico gastroenterologista (2012);
- Doutorado em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Faculdade de Medicina da UFRGS (2014);
- Duas formações em coaching com as nutricionistas e coachs pioneiras na área: Ísis Moreira e em seguida com Gládia Bernardi (2015);
- Formação em Transtornos Alimentares e Obesidade no Instituto Wainer em Porto Alegre, referência em Terapia Cognitiva Comportamental (2016);
- Desenvolvimento do curso online “Emagreça Motivado” para ajudar as pessoas a melhorar sua relação com a comida e emagrecer (2018);
- Participação semanal no grupo de estudos Núcleo de Comportamento Alimentar no InTCC em Porto Alegre, juntamente com especialistas em psicologia e psiquiatria (2019);
- Especialização em Psicologia – Ciências Cognitivas, pela escola Cognitivo (2020);
- Treinamento na Universidade de Monash para aplicação do Protocolo Low Fodmap (2024);
- Pós graduação em Gastroenterologia Funcional e Nutrigenômica (2024);
Aulas, livros, capítulos, entrevistas, artigos científicos e podcasts:
- Publicação do capítulo “Avaliação Dietética: Inquéritos alimentares”, no livro Aspectos Nutricionais no Processo do Envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2007.
- Publicação do artigo “Gastroesophageal reflux disease is inversely related with glycemic control in morbidly obese patients”, Obesity Surgery, 2011; 21: 864–870.
- Apresentação dos resultados parciais da minha tese de doutorado no Congresso Mundial Digestive Disease Week, em Chicago, EUA, 2013.
- Publicação do artigo “Practical aspects for minimizing errors in the cross-cultural adaptation and validation of quality of life questionnaires”, Revista de Gastroenterología de México. 2013;78(3):159-176.
- Publicação do capítulo “Síndrome do Intestino Irritável”, no livro Dietoterapia nas Doenças Gastrointestinais do Adulto. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.
- Publicação do artigo “Subacute stress and chronic stress interact to decrease intestinal barrierfunction in rats”, Stress, 2016; 19(2): 225–234.
- Participação na matéria: “Quando o gás intestinal, ou o famoso pum, deve ser motivo de preocupação?” para o site G1, em 2022.
- Convite para ministrar, como professora, a disciplina de Nutrição e Saúde Mental na Pós-Graduação em Saúde Mental e Felicidade, 2023.
- Publicação do livro “Tchau, Dietas!”, Clube de Autores, 2023.
- Criação do projeto Intestino Feliz (2023).
- Participação na matéria: Dia Internacional sem Dieta: devemos buscar a forma física “perfeita”? para o site Uauness, maio de 2023.
- Participação na matéria: O que realmente é uma alimentação saudável? para site Uauness, setembro de 2023.
- Participação na matéria: Kefir de leite: como cuidar e fazer em casa para revista Casa e Jardim, outubro de 2023.
- Entrevista para TV Câmara sobre Saúde Intestinal em maio de 2024.
- Podcast Gastro Talks: O efeito das dietas restritivas na microbiota intestinal em fevereiro de 2024.
- Podcast Gastro Talks: Intolerância à Histamina em junho de 2024.
- Publicação do capítulo do livro “Dispepsia e Refluxo Gastresofágico”, no livro Dietoterapia nas Doenças do Idoso, Rio de Janeiro: Rubio, 2025.
- Publicação do Livro Desvendando o Protocolo Low FODMAP em janeiro de 2025.