Nutricionista Adriana Lauffer

Especialidades

Nutrição para distúrbios gastrointestinais

 

Através do tratamento nutricional é possível melhorar os sintomas, a qualidade de vida e prevenir futuras complicações desses distúrbios.

Infelizmente, muitos pacientes não são encaminhados para um nutricionista especialista na área, o que pode resultar em medo de comer, aumento de desconforto, emagrecimento, menor produtividade e deterioração da qualidade de vida.

Portanto, meu papel é ajudar esses pacientes a recuperar a saúde e a retomar uma alimentação mais normal, identificando quais alimentos causam, de fato, desconforto.

O acompanhamento costuma durar de 3 a 6 meses, e minha formação para atuação nessa área inclui mestrado e doutorado sanduíche na Bélgica em Gastroenterologia, especializações em Nutrição Clínica do Adulto e Nutrição Clínica Funcional, além de pós-graduação em Psicologia – Ciências Cognitivas, o que é um diferencial em meu atendimento, já que o estresse e outras emoções podem contribuir para os sintomas gastrointestinais. 

Atendo a todos os distúrbios gastroenterológicos em consultórios presenciais ou online. 

Nutrição comportamental e emagrecimento

 

O acompanhamento com a abordagem da Nutrição Comportamental, também conhecida como terapia nutricional, pode ajudar a emagrecer de forma saudável, a superar o comer emocional e outros distúrbios alimentares, melhorar a relação com a comida, com as emoções e com o corpo, inclusive prevenindo o desenvolvimento de transtornos alimentares ou sua recorrência.

Infelizmente, muitos pacientes continuam adeptos à prática de dietas restritivas, o que pode piorar a relação com a comida, com as emoções e com o próprio corpo.

Meu objetivo é ajudar aqueles que já reconhecem essa problemática e desejam alcançar a saúde e o bem-estar através de uma relação natural com todos os alimentos.

Essa abordagem ajuda, entre outros benefícios, a melhorar habilidades de organização e planejamento da alimentação, a respeitar os sinais de fome e saciedade e a construir uma relação mais saudável com a comida. Essas mudanças resultam em um processo de emagrecimento (para quem deseja) baseado na gentileza consigo mesmo.

O acompanhamento comigo costuma ser uma vez por mês, obtendo melhores resultados quando combinado com a terapia psicológica, e é de longo prazo. Minha formação para atuar nessa área inclui pós-graduação em Psicologia – Ciências Cognitivas, Formação em Transtornos Alimentares e Obesidade, além de 17 anos de experiência em consultório. Atendo em consultórios presenciais ou online.