Comer com atenção plena (mindful eating em inglês) tem sido muito falado como uma prática para resgatar uma boa relação com a comida devido aos seus efeitos positivos no comportamento alimentar e, consequentemente, no emagrecimento. Mas quais são os efeitos da prática de comer com atenção plena? Como ela auxilia? Vou te contar através da uma história da Aninha.

Aninha se comprometeu a tentar fazer o que a nutricionista comportamental dela aconselhou, que foi comer suas refeições com mais atenção, seja qual fosse o alimento, e olha o efeito cascata que ela percebeu:
1) Ao comer com atenção, comeu naturalmente mais devagar
2) Ao comer mais devagar, mastigou melhor
3) Ao mastigar melhor, circulou mais o alimento na boca
4) Ao circular mais o alimento na boca, sentiu mais o sabor
5) Ao sentir mais o sabor, teve maior saciedade psicológica
6) Ao ter mais saciedade psicológica, conseguiu se satisfazer com uma quantidade normal
7) Ao ficar satisfeita com uma quantidade normal, manteve o controle frente a qualquer alimento
8) Ao manter o controle frente a qualquer alimento, não precisou se privar radicalmente de nenhum deles
9) Ao não se privar radicalmente de nenhum alimento, seus desejos impulsivos de comer determinados alimentos diminuíram e para outros alimentos, os desejos cessaram
10) Ao sentir que seus impulsos de comer cederam, ela sentiu-se mais no comando da própria alimentação e das suas escolhas
11) Ao sentir-se no comando, sentiu-se mais confiante, motivada, esperançosa, capaz
12) A partir disso, sentiu que estava construindo uma relação saudável com a comida.
13) Por fim, percebeu que era justamente isso que a levaria a manter um peso saudável.
Comer é algo que teremos que fazer até o ultimo dia de nossas vidas, várias vezes por dia. Vale a pena tentar construir uma relação saudável! Procure uma nutri comportamental!

Comer com atenção plena é uma técnica que ajuda os pacientes com comer transtornado e transtornos alimentares, como bulimia e compulsão alimentar. De que forma? Resgatando a atenção na hora de comer, a atenção ao alimento, ao ato de comer, os pensamentos e sentimentos presentes na hora de comer, resgatando a identificação e respeito aos sinais físicos de fome, de saciedade e de satisfação ao comer.

Comer com atenção plena vem do inglês Mindful Eating, que surgiu do Mindfulness.

Gostou da história da Aninha? Aqui tem mais uma.

No curso de emagrecimento Emagreça Motivado – a motivação para emagrecer que você precisa esse assunto é abordado em uma das aulas, não deixe de conhecer!

Nutrição comportamental e mudança da relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.