Comer com atenção plena (mindful eating, em inglês) tem sido muito falado como uma prática para resgatar uma boa relação com a comida devido aos seus efeitos positivos no comportamento alimentar e, consequentemente, no emagrecimento. Mas, quais são os efeitos da prática de comer com atenção plena e como ela auxilia? Vou te contar através da uma história da Aninha.

Comendo com atenção plena

Aninha se comprometeu a tentar fazer o que a nutricionista comportamental dela aconselhou, que foi comer suas refeições com mais atenção, seja qual fosse o alimento. E olha o efeito cascata que ela percebeu:

  1. Ao comer os alimentos com atenção, ela percebeu que comia naturalmente mais devagar;
  2. Comendo mais devagar, ela olhava o que estava comendo e mastigava melhor;
  3. Mastigando melhor, ela circulava mais com o alimento na boca;
  4. Circulando mais o alimento na boca, ela sentia mais os sabores;
  5. Sentindo mais o sabores, ela sentia maior saciedade psicológica;
  6. Ao sentir mais saciedade psicológica, ela conseguia se satisfazer com uma quantidade de comida normal;
  7. Ficando satisfeita com uma quantidade normal, ela mantinha o controle frente a qualquer alimento;
  8. Mantendo o controle frente a qualquer alimento, ela não sentia mais necessidade de se privar radicalmente de nenhum deles;
  9. Não se privando radicalmente de nenhum alimento, seus desejos impulsivos de comer determinados alimentos diminuíram e, para outros alimentos, os desejos cessaram;
  10. Ao sentir que seus impulsos de comer cederam, ela sentia-se mais no comando da própria alimentação e das suas escolhas;
  11. Sentir-se no comando, sentia-se mais confiante, motivada, esperançosa e capaz;
  12. A partir disso, ela sentiu que estava construindo uma relação saudável com a comida.
  13. Foi quando ela percebeu que era justamente isso que a levaria a manter um peso saudável.

O que é comer com atenção plena

Comer com atenção plena vem do inglês Mindful Eating, que surgiu do Mindfulness, e é uma técnica que ajuda os pacientes com comer transtornado e transtornos alimentares, como bulimia e compulsão alimentar.

De que forma? Resgatando a atenção na hora de comer, a atenção ao alimento, ao ato de comer, os pensamentos e sentimentos presentes na hora de comer, resgatando a identificação e respeito aos sinais físicos de fome, de saciedade e de satisfação ao comer.

Comer é algo que teremos que fazer até o ultimo dia de nossas vidas, várias vezes por dia. Vale a pena tentar construir uma relação saudável! Procure uma nutri comportamental! Gostou da história da Aninha? Aqui tem mais uma.

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Nutrição comportamental e mudança da relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.