Quando você pensa em viajar e curtir suas férias você já logo pensa em quantos quilos tudo isso irá lhe render? Saiba que não precisa ser assim! É possível sim curtir as férias sem voltar com vários quilos a mais!
E não estou falando em passar as em férias em privação e, sim, em como tomar o “caminho do meio”. Para isso, obviamente um certo planejamento é fundamental. Pare para pensar: antes de viajar você planeja os dias que ficará fora, o que irá levar, como chegará ao seu destino, etc, não é mesmo? Da mesma forma, é preciso pensar um pouco a respeito da dieta nas férias.
Como cuidar da alimentação nas férias
Ainda que você adquira algum pesinho extra nas férias, como 1-2 kg, o que está absolutamente dentro da normalidade, certamente será melhor do que perder totalmente o controle da sua alimentação, pois isso tornará ainda mais difícil o retorno à rotina normal ou a continuidade do projeto de emagrecimento.
Vamos ver como podemos combinar positivamente a dieta nas férias? Como eu não gosto da palavra “dieta”, vou trocar por termos como “cuidado com a alimentação”.
Planeje os agrados
Defina os agrados alimentares que deseja proporcionar a si mesmo durante as férias. Se você gosta de beber com os amigos, talvez possa abrir mão das sobremesas. Lembre-se que, se estabelecer regras muito rígidas, as chances de você jogar tudo para o alto e descuidar completamente serão infinitamente maiores. Veja mais sobre bebida alcoólica e emagrecimento ou doces e emagrecimento.
Suas crenças sobre férias e diversão
Muitas pessoas acreditam que não se divertirão nas férias se não puderem comer tudo o que quiserem. Pense: como pode a sua diversão depender única e exclusivamente da comida? Quem você conhece que se diverte mesmo sem comer exageradamente? De que outras formas ou o que mais lhe traz diversão?
A questão é o bom senso. Você não precisa ficar em privação total; você pode abrir exceções e comer alimentos que gosta sem necessariamente cometer exageros frequentes. Você realmente acha válido abandonar todos os esforços que fez até o momento por causa de um período de férias? Como você vai se sentir ao voltar das férias?
Dilua o prazer
Para te ajudar com o item anterior, pegue essa dica: procure “diluir” o prazer das férias prestando atenção também em outros aspectos, como: a viagem em si, o local onde você está (casa, hotel, resort…), a companhia, conhecer lugares novos, descansar, os passeios oferecidos pelo local… Então, uma parte de todo esse prazer será dedicado ao prazer de comer e de comer alimentos diferentes.
Mantenha-se ativo
Você pode manter o exercício, especialmente se o seu destino for um lugar como uma praia, por exemplo. Não precisa se impor de fazer todos os dias, e é muito importante fazer o que gosta. Exercícios informais também contam, como uma caminhada à beira mar ou uma volta de bicicleta. Além disso, não compense eventuais exageros alimentares fazendo exercício. Manter o exercício pode ser inclusive uma estratégia para te ajudar a te manter mais atento à sua alimentação.
Mantenha refeições intermediárias
Você pode (na verdade deve) levar lanches com você para a viagem e até mesmo para comer durante a sua estadia de férias, ou comprar no supermercado local. Ao garantir os lanches intermediários você evita de chegar faminto no almoço e no jantar. Isso é importante porque quando estamos famintos não conseguimos pensar em fazer boas escolhas e temos dificuldade de respeitar o estômago, ou seja, acabamos comendo rápido e até ficar estufados.
Evite o tédio ou ansiedade
Outra dica importante: caso você fique ansioso ou entediado com longas horas de viagem, levar uma atividade para se distrair, como livro, música, palavras-cruzadas… E não acabar comendo para acalmar a ansiedade ou para se distrair!
O retorno à rotina
Quando voltar para casa, apenas retome a sua rotina e o seu planejamento o quanto antes. Não se culpe se ganhou um pouco de peso; fique calmo e não tente perder rapidamente o excesso de peso fazendo dietas restritivas ou da moda, apenas retome a sua rotina habitual de alimentação e o seu peso retornará ao normal em breve. Planeje o que irá comer, coma com atenção, e volte ao nutricionista logo para retomar o foco, a organização e a motivação!
Tenha em mente o seguinte: ainda que você coma todos os dias algum alimento diferente do seu plano alimentar, se você não exagerar, você não vai engordar.