Com a chegada do final do ano é comum as pessoas desejarem iniciar uma dieta para emagrecer rápido para as festas de fim de ano, confraternizações e idas à praia.

Essa fase do ano causa em muitas pessoas certo “desespero” por estarem acima do peso, por vários motivos:

  • Por não terem atingido a meta de emagrecer durante o ano;
  • Será mais um final de ano e férias insatisfeito com o corpo e se achando feio nas fotos;
  • Os familiares que não o viram durante o ano vão perceber o quanto engordou;
  • Etc.

Decisões baseadas em desespero

Tudo isso começa a gerar pensamentos “desesperados”, catastróficos, pensamentos carregados de auto crítica, auto julgamento e auto exigência, que trazem uma série de consequências negativas. E uma delas obviamente são as tomadas de medidas extremas para emagrecer: aquela dieta restritiva da colega de trabalho, aquele medicamento que a vizinha falou, exercício intenso…

Todo final de ano é a mesma coisa, não é mesmo? Se é sempre a mesma coisa, é sinal de que algo diferente deve ser feito. Outra dieta, medicamento ou exercício? Não! (rs). Eu sou nutricionista comportamental e, por isso, não acredito em dietas.

Portanto, sugiro que você reflita sobre alguns aspectos sobre as dietas através de um “questionamento socrático“:

  • Quantas dietas você já fez para emagrecer rápido para as festas de final de ano e férias?
  • Quais foram?
  • Quanto tempo duraram?
  • Como você se sentiu ao decidir fazê-la, durante e depois?
  • Quais foram os resultados?
  • Quanto tempo eles duraram?
  • Quanto engordou depois?

Você pode ver, pela sua própria história, isso não funcionou. E não é culpa sua, e sim do método dieta, que não funciona, e da pressão para emagrecer rápido para as festas de final de ano.

Nossa auto imagem

Bem, continuando: isso tudo é muito motivado pelo imagem negativa que temos de nós, e por acreditar que as pessoas também tem a mesma imagem negativa de nós (como consequência, pelo nosso próprio auto julgamento). Dito isso, pare e pense sobre o seguinte:

  • O que significa para você estar magro nas festas de final de ano e férias?
  • O que significa para você estar gordo nas festas de final de ano e férias?
  • Quais foram as suas conquistas e superações deste ano?
  • Essas conquistas dependeram de um corpo magro?
  • Pessoas gordas não merecem aproveitar as festas de final de ano e férias?
  • Todas as pessoas deveriam estar magras nessa época do ano?
  • O que normalmente as pessoas fazem nas festas de final de ano e férias?
  • Isso depende de um corpo magro ou poder ser realizado mesmo com um corpo gordo?
  • Os comentários das pessoas sobre o seu corpo ou peso dizem mais sobre elas ou sobre você?
  • O seu corpo ou peso define quem você é como pessoa?
  • Quais são as suas qualidades e o seu valor como pessoa?
  • O seu corpo ou o seu peso define se você deve se divertir ou não?
  • Uma pessoa deveria deixar de se divertir por que está gorda?
  • Ao nos relacionar e se divertir com uma pessoa, isso depende das qualidades dela ou do peso corporal dela?
  • Vale a pena se submeter a mais uma dieta sofrida para atender ao que você acredita que os outros querem de você?
  • Vale a pena se submeter a mais uma dieta sofrida em função do que os outros vão pensar de você?
  • As pessoas realmente vão pensar o que você acredita que vão pensar, ou você está fazendo leitura mental delas?
  • Qual o real significado das festas de final de ano?
  • Como seriam as festas de final de ano e as férias se você não os relacionasse com o seu corpo?

Mais gentileza, por favor

Troque as palavras “Eu deveria estar magro/não deveria estar gordo” por “Eu gostaria de estar magro”. Assim você estará tornando a sua comunicação interna mais leve e gentil. Além disso, trabalhe-se na aceitação de que, de fato, esse ano, você não atingiu esse objetivo.

Ainda assim, isso não deve impedi-lo de aproveitar as festas de final de ano e férias e não desvalida todas as outras coisas positivas que você realizou neste ano. De qualquer forma, não é agindo de forma desesperada neste momento que você vai conquistar o objetivo de emagrecer.

Lembre-se do seu valor como pessoa, que você é muito mais do que o seu peso ou o formato do seu corpo. Lembre-se que você merece aproveitar as festas de final de ano e as férias independente do seu peso ou do tamanho da sua barriga/quadril, braços…

E que se você quiser colocar como meta deixar de fazer dietas para construir uma nova forma de se alimentar, conquistar um peso menor e um corpo que você acredita que vai lhe ajudar a ter uma melhor auto imagem e auto estima, isso é totalmente factível.

Entretanto, em primeiro lugar, é preciso que você reconheça o seu valor como pessoa, bem como o valor das suas conquistas. Não nivele suas conquistas pelo que você considera um fracasso geral apenas por estar acima do peso. Acredite, você é suficiente e capaz. Fique calmo, ninguém tem a vida resolvida.

Nutrição comportamental e relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.

Conheça mais sobre o meu trabalho com emagrecimento!

Imagem do blog da Mimis.