Mente cheia ou mente plena?

Mindfulness. Já ouviu falar? É uma prática meditativa que foi criada para reduzir estresse e ansiedade. Ela não tem relação com nenhuma religião, não é nada holístico, é um método comprovado cientificamente que a prática Mindfulness diminui ansiedade, depressão, melhora imunidade e aumenta os níveis de felicidade. A técnica contempla princípios budistas, como “viver o momento presente” ou “manter a atenção no momento presente” e tratar-se com gentileza.

Mas, o que isso tem a ver com nutrição e emagrecimento? Tem tudo! Já reparou que os nossos maiores sabotadores são nossos comportamentos ansiosos, preocupados, automáticos e de recompensa? Tendemos a comer de forma diferente em situações de estresse, preocupação, medo, raiva frustração, tristeza, solidão… e, por isso é tão importante termos alternativas mais saudáveis de lidar e de conviver com as emoções “negativas” de maneira geral, por que fazem parte da nossa vida.

Já reparou como não nos tratamos com gentileza? Nos tratamos com dureza, crítica, exigência, julgamento, comparação e depreciação. É muito comum a pessoa que quer emagrecer, dizer a si mesmo frases , como: “eu não tenho jeito mesmo, eu deveria ter exagerado, sou um idiota, eu nunca vou conseguir, eu sou uma fraca…”. Você acha que esse tipo de comunicação interna, baseada em violência – o oposto de gentileza – ajuda? Não né…

Por isso, quando um paciente vem ao meu consultório, olho-o sempre como ele é: uma pessoa na sua totalidade! Muitas vezes os pacientes são vistos e reduzidos a um número de balança, um mero papel de dieta ou uma meta de quilos a eliminar.

Mas, somos muito mais! Somos tudo o que somos: o peso, os hábitos, os comportamentos e tudo mais o que vivemos, sentimos e experienciamos! Não tem como nos separar em partes e sabemos como tudo isso influencia a maneira como nos alimentamos.

Se você acha que não é capaz de meditar por que não consegue “esvaziar” a mente, fique tranquilo. O Mindfulness desmistifica isso, e nos explica que na verdade isso não existe. A mente não pára mesmo, e o objetivo não é fazer a mente parar. O objetivo durante as práticas é ficar atento ao momento presente, e quando perceber que a mente devaneou, trazê-la de volta com a atenção à respiração, sem julgamentos ou críticas. Com a prática, você vai ver que o ato de “estar atento ao momento presente” estará permeando outros aspectos da sua vida, trazendo mais consciência, felicidade, tranquilidade, disposição e energia, o oposto de ansiedade, nervosismo, cansaço, irritabilidade, depressão…

Quando se fala em manter a atenção no momento presente e evitar que a mente esteja no futuro, não significa que o Mindfulness não apoie planejar o futuro. Planejar o futuro é saudável e deve ser feito sim, mas preocupar-se excessivamente com ele, a ponto de deixar de viver o presente, não é saudável. Esse é o ponto!

Eu mesma era super ansiosa e super exigente e crítica comigo mesma. Não comia por esses motivos, mas vivia com o corpo cheio de dores. Até que por alegria do destino fiz um curso de Mindfulness. Foi um divisor de águas na minha vida. Até tatuei no braço: “be here now”, que significa “esteja aqui agora” para jamais me desconectar disso.

Esse livro aí abaixo é uma ótima indicação de leitura. Explica de forma clara a técnica, os benefícios, nos ensina como a nossa mente funciona, como os nossos pensamentos acontecem, é muito interessante e esclarecedor! Vem com um CD com várias meditações guiadas, e você pode baixar os áudios na internet também.

As práticas são através de áudios guiados sem música de fundo. Os áudios podem ter diferentes objetivos: aceitação, conecção com o corpo, com o ambiente, ancorar a mente, e sugere-se a prática de 1 áudio 1 vez ao dia (no mínimo).

Sentir que não tem tempo para meditar é comum, por que afinal “já não tenho tempo para nada!” – é o que pensamos. Geralmente esse tempinho de 10-20 min precisa ser criado na nossa agenda. Mas, se você tem se sentido muito estressado, cansado, ansioso, nervoso, vale muito a pena criar e se dar esse tempo. Afinal, não tem custo, você pode fazer no conforto da sua casa, e é um tempo relativamente pequeno de dedicação.