Confraternizações de empresas, encontros de negócios, reunião-almoço, jantar com amigos, festas de aniversários, casamentos, formaturas… Não podemos deixar nossa vida social de lado por causa do plano alimentar, mas também não podemos deixar nosso desejo de emagrecer de lado por causa de uma festa!

Estas situações são complicadas, mas existem maneiras de amenizar a situação sem deixar de aproveitar, e sem sentir aquele sentimento de culpa no dia seguinte por ter exagerado.

As dicas abaixo são para cuidado com o peso, portanto, as pessoas que tratam doenças crônicas (hipertensão, diabetes, alterações de colesterol e triglicérides) necessitam de cuidados especiais adicionais.

Então, vamos lá!

– Evite chegar ao evento com muita fome. Para isso, informe-se sobre o horário que servirão a refeição e, conforme for, faça um lanche antes de sair de casa, evitando ficar mais de 3 horas sem comer, para não chegar na hora de comer com aquela fome incontrolável.

– Procure se informar sobre o quê será servido. Será um coquetel? Será churrasco? Buffet? Pão com salsichão? Seja o que for, planeje antes de chegar na festa o quanto irá comer e beber. Se o evento for um coquetel, planeje-se para comer, por exemplo, em torno de 4 docinhos, 4 pasteizinhos e 1 fatia pequena de torta/bolo.

-Pense que não é a última vez que você vai comer aquilo que está sendo servido. Pense a longo prazo e lembre dos motivos pelos quais decidiu emagrecer.

– Procure conversar mais com as pessoas. Esse é o verdadeiro motivo do encontro. Pode ser melhor não falar que você está em emagrecimento por que as pessoas podem insistir ainda mais para você comer.

– Preste atenção ao consumo das bebidas alcoólicas, pois a maioria são muito calóricas. Nesses casos pode dar preferência a água com gás, ou refrigerante light ou zero. Combine consigo mesmo o quê e quanto vai beber e, após ter atingido a cota, imediatamente peça ao garçom uma bebida sem álcool e sem calorias para continuar bebericando. Você vai perceber que o que “importa” na verdade é estar segurando um copo como todos os outros, e não necessariamente estar bebendo bebida alcoólica.

– Evite que as pessoas sirvam o seu prato. Por mais que você peça para servir pouco, as pessoas querem agradar servindo “porções astronômicas”.

– Leve escova de dentes na bolsa e vá discretamente ao banheiro escovar os dentes depois de ter terminado de comer, isso ajuda a evitar o ímpeto de continuar comendo.

– Não leve sobras da festa para casa. Se não tiver outra alternativa, doe as sobras. Se a festa for na sua casa, doe das sobras da festa ou planeje bem a compra para que não sobre.

Abaixo seguem as calorias dos principais alimentos que nos deparamos nas festas, incluindo festas de final de ano, para que você consiga ter uma ideia mais concreta. Baseando-se nas calorias planeje o quanto vai comer e beber.

Em festas maiores, como casamentos, Natal e Ano Novo, está dentro da normalidade consumir em torno de 1000 Kcal, e então você pode cuidar bem a alimentação no dia do evento e no dia após o evento.

Em confraternizações como aniversários, reuniões com amigos, amigo-secreto, que são eventos de duração mais curta, é possível consumir menos calorias, ficando em torno de 700 Kcal, e também cuide bem a alimentação no dia do evento e no dia após o evento.

Pernil de porco assado (100g) = 196 Kcal

Peru (1 fatia de 50g) = 75 Kcal

Arroz a grega (1 col de sopa cheia) = 35 Kcal

Farofa (1 col sopa cheia) = 70 Kcal

Pão francês (50g) = 180 Kcal

Salsichão (100g) = 550 Kcal

Pavê de chocolate (1 col sopa cheia) = 63 Kcal

Ameixa seca (1 unidade) = 9 Kcal

Abacaxi em calda (1 fatia média) = 78 Kcal

Pêssego em calda (1/2 unidade média) = 50 Kcal

Torta de nozes (1 fatia pequena) = 300 Kcal

Fios de ovos (100 g) = 370 Kcal

Cerejas naturais (10 unidades) = 50 Kcal

Panetone (1 fatia) = 200 Kcal

Chocotone (1 fatia) = 320 Kcal

Rabanada (1 fatia) = 250 Kcal

Brigadeiro: unidade pequena 40 Kcal; unidade média 60 Kcal; unidade grande 120 Kcal

Risole: unidade pequena 51 kcal; unidade média 150 Kcal; unidade grande 300 Kcal.

Coca-cola normal (350 ml) = 137 Kcal (Coca-cola light = 1,5 Kcal)

Uísque (1 dose/100ml) = 240 Kcal

Vinho tinto seco (125 ml) = 107 Kcal

Champanhe/espumante (120 ml) = 85 Kcal

Chope (300ml) = 180 Kcal

Cerveja (350 ml) = 147 Kcal

Bom senso e boa festa!

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