Já reparou como normalmente somos duros e críticos com a gente mesmo? A maioria das pessoas não sabe como elogiar a si mesmo, e talvez nunca tenha feito isso.

Especialmente as pessoas que lutam para emagrecer costumam ser bastante exigentes consigo mesmas, tornando-se muito críticas consigo mesmas no momento em que se desviam do plano alimentar, por exemplo.

Ao invés de pensar sobre o desvio como um descuido situacional, e pensar no que fazer para evitar que ele se repita, essas pessoas recriminam-se, se julgam fracas ou casos perdidos.

Habilidade de se elogiar

Elogiar-se e tratar-se com gentileza é uma habilidade que muitas vezes tem de ser adquirida ou resgatada. Adquirida porque talvez não tenha referências sobre esse comportamento na sua família de origem, ou resgatada porque por algum motivo foi esquecida ou deixada para trás.

Nuca esqueço de uma paciente minha que, quando emagreceu os primeiros 10 Kg, saiu às compras. Ela me disse que quando emagrecesse os primeiros 10 Kg ela compraria brincos novos como forma de se parabenizar e se elogiar pela conquista que, obviamente, não tinha sido fácil.

E então ela me disse: “agora rumo aos menos 20 Kg!”. Essa paciente se elogiava diariamente por ter seguido com constância o plano alimentar, por ter feito os exercícios, etc, e se premia com estrelas no diário alimentar. Isso é muito motivador, não acha?

Comece a se elogiar

Comece hoje mesmo a elogiar-se e o faça sempre que tiver engajado em um comportamento alimentar saudável. Pense em tudo o que você já melhorou ou está melhorando nos seus hábitos que mereçam elogios, como:

  • Estar comendo sentado à mesa;
  • Ter organizado as compras do supermercado;
  • Por ter incluído lanches intermediários;
  • Estar comendo de forma mais atenta nos finais de semana;
  • Ter diminuído as bebidas alcoólicas durante a semana;
  • Por ter dito não à cunhada quando ela lhe ofereceu repetição bolo sem medo de magoá-la;
  • Estar se esforçando para incluir exercícios físicos;
  • Para não comer fora de hora;
  • Evitar doces excesso de doces, etc.

Embora você acredite que não merece elogios por isso, quero te dizer que estás errado, pois você merece sim!

Como se elogiar

Você pode começar com palavras curtas, como:

  • “Isso foi muito bom!”;
  • “Ótimo!”;
  • “Continue assim!”;
  • “Fantástico!”;
  • “Eu consegui!”;
  • “Eu sou demais”, etc.

Uma forma que pode lhe ajudar nesse processo de começar a se auto elogiar é refletir sobre seu comportamento de comer sempre que terminar uma refeição ou um lanche.

Pergunte-se: eu me lembrei de comer devagar? Prestei atenção no que eu comi? Assisti TV, trabalhei no computador enquanto comia? Você pode perguntar-se “que atitudes positivas eu tive (ou que atitudes disfuncionais eu evitei) hoje?”.

Também pode criar um método em que a cada elogio você coloca um valor simbólico em dinheiro em um cofre como forma de crédito, para depois comprar um presente para você mesmo. Outra alternativa é fazer um quadro de vitórias, onde cada dia escreve algo que realizou que mereça elogio.

Sentimento de que não merece elogiar-se

Você ainda está pensando não merece créditos/elogios por fazer coisas que já deveria fazer ou que deveriam ser fáceis para você? Esse é um pensamento sabotador…

Pense que se você fosse naturalmente magro, tivesse pouco apetite e não tivesse que se esforçar para controlar o peso, talvez não merecesse créditos. Mas, você não é naturalmente magro e realmente luta.

Se você estiver pensando que não lhe parece natural elogiar a si mesmo ou que parece infantil, reflita: elogiar-se é uma habilidade que você pode – e deve – adquirir com o tempo.

Mesmo que no início pareça forçado, e não é tolice dar-se créditos. É absolutamente essencial desenvolver para a sua autoconfiança, e você precisará de auto confiança para atravessar momentos difíceis durante o processo de emagrecimento.

É preciso fortalecer a parte da sua mente que acredita que pode emagrecer. Fortalecer a autoconfiança através dos créditos e elogios poderá lhe proteger dos sentimentos de desesperança e desamparo, sentimentos de desejo de abandonar a reeducação alimentar quando comete um descuido ou quando bate o desânimo.

Por fim, se você acredita que não mereça créditos até emagrecer tudo que deseja, saiba que é contraproducente esperar para se elogiar, pois, na verdade, o processo de emagrecer é a parte mais difícil. Portanto, você merece créditos agora por estar trabalhando duro.

Nutrição comportamental e mudança da relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.