Que as compras organizadas no supermercado ajudam no emagrecimento é um fato, isso é. É algo superimportante para conseguirmos manter a constância da execução de uma alimentação saudável e/ou para emagrecer.

Emagrecimento prejudicado por falta de organização com as compras

O que acontece quando não vamos ao supermercado? Comemos o que tem do jeito que dá! E isso definitivamente não combina com alimentação saudável ou com emagrecimento, que exigem habilidades de organização e planejamento razoavelmente bem desenvolvidas.

O que acontece quando vamos ao supermercado sem um bom planejamento do quê comprar? Compramos alimentos desnecessários ou esquecemos ingredientes para a receita ou para o cardápio da semana, e aí fica tudo pela metade.

Resultados disso:

  • Ficamos à mercê das situações, como comer o lanche do colega por que era o que tinha,
  • Ficamos vulneráveis às sabotagens, como “já que eu já comi errado vou continuar comendo”,
  • Acabamos ficando com muita fome, porque não tinha o que comer, e isso levará a um exagero na próxima refeição.

Resumindo, ficamos com uma sensação muito grande de “imprevisibilidade” da vida, e aí nos sentimos inseguros, frustrados e ansiosos a respeito da nossa alimentação.

Dicas sobre como fazer compras organizadas no supermercado

Então, é muito importante ter esse planejamento prévio. Vou te dar 5 dicas que funcionam muito bem para os meus pacientes para fazer compras organizadas no supermercado que ajudam no emagrecimento:

1) Reserve um momento da semana para ir ao supermercado

Eu, por exemplo, vou aos sábados pela manhã após a feira (por que dependendo o que eu não encontrar na feira orgânica vou tentar conseguir no supermercado) e o meu plano B é no domingo, e de domingo não passa por que durante a semana não terei tempo, nem disposição!

2) Faça uma lista baseada nessas 5 coisas

Antes de ir, 1) abra seus armários, 2) abra sua geladeira, 3) olhe seu plano alimentar, 4) consulte receitas caso queira fazer alguma e 5) pense no que está apetecendo comer. Ou seja, pense no que comeu semana passada e que já está enjoado (melhor mudar, né?) e no que gostaria de comer na próxima semana (o que está te apetecendo?). Junte todas essas informações e comece a escrever a sua lista de compras.

3) Planeje as quantidades

Depois de feita a lista, é hora de planejar as quantidades. Procure fazer cálculos aproximados de quanto vai precisar de cada item para toda a sua semana. Se você comprar “de menos” lá pela quarta-feira a sua alimentação já estará “capenga”. Para produtos perecíveis talvez você precise fazer mais alguma compra durante a semana. Eu, por exemplo, por comprar produtos frescos na feira e acondicionar corretamente as frutas e verduras, elas duram a semana toda ou mais. Além disso, saber como escolher frutas ajuda muito na garantia do consumo durante a semana, não é mesmo?

4) Desafie pensamentos sabotadores

Antes de fazer a lista e antes de ir ao supermercado podem surgir na mente alguns pensamentos de procrastinação ou sabotadores. Se você não tem a quem pedir ajuda ou para quem delegar essa tarefa, você terá que vencer a preguiça ou o cansaço ou o fato de não gostar dessa tarefa. Pense nos benefícios que terá ao ir e as conseqüências ruins que terá ao não ir e de se alimentar mal mais uma semana.

5) Vá com calma

Vá com tempo suficiente para poder olhar novidades e rótulos, sem fome e sem crianças.

Inicialmente tudo isso pode lhe parecer trabalhoso ou enfadonho, mas ainda é assim é algo que precisa ser feito (se não for você, alguém na sua casa precisa fazer). De qualquer forma, tudo no início parece mais difícil, até que fica fácil, basta ter paciência e dar tempo de o cérebro assimilar essas novas atividades!

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