A síndrome de dumping e hipoglicemia reativa após a cirurgia bariátrica pode ocorrer quando o paciente ingere alimentos de alta osmolaridade. Alimentos de alta osmolaridade são aqueles carboidratos (doces) que ao serem digeridos, sofrem fermentação pelas bactérias locais no intestino e atraem água para a luz intestinal, levando à diarreia.
Devido à essa fermentação, podem provocar também gases, distensão, cólicas, dor abdominal…. Isso pode acontecer devido a impulsos do paciente em comer alimentos ricos em carboidrato, afinal, o comportamento alimentar após a recuperação e retomada da alimentação normal continua o mesmo. Se o paciente não exagerar nesses alimentos, não terá dumping.
Sinais e sintomas de síndrome de dumping após cirurgia bariátrica
Os sintomas são náuseas, sudorese, palpitações, tremores, cólicas, diarreia, náuseas e vômitos, e podem ocorrer no momento da refeição até 30 min após a ingestão, devido ao rápido esvaziamento do conteúdo gástrico de alta osmolaridade do estômago para o intestino.
Sinais e sintomas de hipoglicemia reativa após a cirurgia bariátrica
Já a hipoglicemia reativa (ou reacional) pode acontecer também, com sintomas bastante similares, só que mais tardiamente, em torno de 60-180 min após a refeição, em função da elevação rápida da glicemia que provoca uma resposta exacerbada de liberação de insulina, levando consequentemente à uma reação de hipoglicemia, chamada então hipoglicemia reativa.
Como evitar a síndrome de dumping e a hipoglicemia reativa após a cirurgia bariátrica
Rever a alimentação e a maneira como está se alimentando é fundamental. De forma geral, consiste em fazer refeições em menor volume, ricas em proteínas e em fibras, e pobre em açúcares, carboidratos simples e gorduras. De forma prática, no dia-a-dia, você pode cuidar algumas situações, como:
- Combinação dos alimentos na refeição: cuidar o excesso de carboidrato, evitar misturar vários carboidratos, optar carboidratos de digestão lenta, que são os de baixo índice glicêmico/ricos em fibra.
- Se comer doce, comer moderadamente e sempre associado à uma refeição equilibrada, como num almoço.
- Evitar bebidas ricas em carboidratos, mesmo sucos naturais, dependendo a situação podem causar dumping.
- Fazer várias refeições ao dia, de menor volume.
- Evitar excessos alimentares e parar de comer assim que perceber que comeu o suficiente.
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos, procurando administrar a ansiedade na hora de comer e reservar tempo suficiente para comer com calma.
- Faça um diário do que você come e bebe e dos seus sintomas para quando tiver dumping poder identificar exatamente o que causou.
O que fazer quando acontece um episódio de síndrome de dumping:
Primeiro sempre ajustar a sua alimentação para evitar que aconteça, mas caso aconteça, o paciente deve permanecer o restante do dia com uma alimentação bem mais leve para os desconfortos diminuírem e no dia seguinte retomar a alimentação normal.
Caso não seja suficiente e mesmo cuidando a alimentação, você continuar tendo dumping, há medicamentos que atrasam a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago e evitam os picos de insulina, e que podem ser prescritos pelo médico. Em casos mais graves, quando a dieta e os medicamentos não funcionam, uma cirurgia na válvula cardia pode ajudar a fortalecer a musculatura dessa válvula (para impedir a passagem tão rápida dos alimentos).
O que fazer quando acontece um episódio de hipoglicemia reativa:
Em primeiro lugar, sempre ajustar a sua alimentação para evitar que isso aconteça. Mas, caso aconteça tomar 200 ml de suco ou comer 1 doce, como chocolate ou mel e procurar medir a glicose após 15 min, que deve estar acima de 70 mg/dl. Senão estiver, consumir mais uma porção de suco ou doce.
Veja aqui nesses links informações sobre pré operatório na cirurgia bariátrica e como se alimentar/dieta após a cirurgia bariátrica.
Como vimos no início desse post, se você está com esses contra-tempos, provavelmente é porque está comendo alimentos muito doces e/ou de alto índice glicêmico. Então, acesse esse post e veja 3 dicas de como escolher receitas de bolo saudáveis. Aproveite para conhecer o curso de emagrecimento Emagreça Motivado!