Nutricionista Adriana Lauffer

Nutricionista Adriana Lauffer método de trabalho

Emagrecer sem fazer dieta – minha forma de trabalho

Você já teve vários acompanhamentos nutricionais ou médicos para emagrecer e, ainda assim, não conseguiu os resultados que desejava? Você gostaria de emagrecer de uma forma mais leve, mais motivada, e sem sofrimentos? Sim, é possível emagrecer sem fazer dieta, a partir do momento em que transformamos a nossa forma de comer. Conheça a minha forma de trabalhar com nutrição comportamental.

Se preferir, veja o vídeo desse conteúdo:

Foi ao longo dos anos de experiência atendendo diariamente no consultório que percebi o quanto o comportamento alimentar dos pacientes influenciava diretamente nos seus resultados. O plano alimentar, por melhor e mais adaptado que fosse à rotina e aos gostos deles, não era suficiente para ajudá-los a emagrecer ou a melhorar a saúde.

E por que isso acontecia? Porque eles não conseguiam sustentar por muito tempo a alimentação proposta em função dos seus comportamentos alimentares disfuncionais, das suas dificuldades de lidar com emoções e situações consideradas desagradáveis onde a comida entrava como forma de regular e aplacar essas sensações, e por causa das suas crenças distorcidas sobre emagrecer, sobre comida, sobre corpo, etc, e, assim, acabavam sabotando ou  abandonando o tratamento frequentemente, repetidamente.

Sempre atuei em consultório desde a minha formação em Nutrição em 2006, atendendo adultos nas áreas de emagrecimento com a abordagem da nutrição comportamental, e nutrição clínica, especialmente gastroenterologia.

Minha busca por conhecimento na área de comportamento alimentar:

Em função disso, busquei mais conhecimentos sobre comportamento alimentar. Fiz formações em transtornos alimentares e obesidade com foco em abordagem cognitivo comportamental (TCC) e formações de coaching. Participei de grupo de estudos semanal sobre comportamento alimentar (comer transtornado e transtornos alimentares) com psicólogos e psiquiatras. E, agora, em 2020, retomei a faculdade de Psicologia e iniciei pós graduação em Ciências Cognitivas.

Técnicas utilizadas

A abordagem cognitivo comportamental, na verdade, é muito parecida em vários aspectos com a abordagem do coaching. Porém, ela aprofunda muito mais nas dificuldades para que a mudança seja mantida e instrumentaliza muito mais o paciente para lidar com possíveis reveses.

Já o coaching é uma espécie de consultoria que ajuda na evolução de algum setor da sua vida, de um objetivo específico. É preciso ter um certo cuidado para avaliar se é o momento certo de aplicar coaching com o cliente. Às vezes, as pessoas podem não estar preparadas psicologicamente para aguentar a pressão do coaching e a sustentar a mudança depois. Ainda utilizo muito abordagens da entrevista motivacional e mindfulness.

Vantagens da nutrição comportamental

As vantagens dessas abordagens no atendimento nutricional é que elas estimulam a mudança dos comportamentos alimentares disfuncionais, como o comer transtornado, para comportamentos alimentares mais saudáveis de forma mais sustentável. Portanto, é um processo mais motivador, e também de forma mais aprofundada e, portanto, mais efetiva.

Já a abordagem das dietas (restritivas, da moda), que se resume em categorizar os alimentos em “salvadores ou vilões”, que emagrecem ou engordam, permitidos e proibidos, é fadada ao fracasso. Afinal, se funcionasse já estaríamos magros. Além de não funcionar, é desmotivante, frustrante, abala a auto estima, auto imagem, auto confiança, por que é impossível de ser mantida… Portanto, todas as vezes que você desistiu de uma dieta, a culpa não foi sua, e sim do método “dieta”, que é impossível de ser seguido para 95% das pessoas.

Comportamento alimentar e peso

Talvez para você ainda não esteja claro, mas o nosso peso é reflexo do nosso comportamento alimentar. Ou seja, da maneira como comemos, e não tanto de quais alimentos comemos. E a maneira como comemos é reflexo de como lidamos as nossas emoções e as situações da vida.

Por isso, seguir uma folha de papel com uma dieta não traz mudança na relação com a comida. O que traz essa mudança é a nutrição comportamental. O peso não é um comportamento, e sim um resultado do comportamento. Por isso, não é o peso que deve ser mudado, e sim o comportamento alimentar.

Terapia nutricional para emagrecer sem fazer dieta:

Então, além da formação de uma nutricionista “tradicional”, que elabora o plano alimentar para o paciente, baseado em reeducação alimentar, abordo as questões comportamentais. Para isso, utilizo as abordagens que falei antes: da nutrição comportamental, da cognitivo-comportamental, do comer intuitivo, do mindfulness, do coaching e da entrevista motivacional. Isso me torna uma espécie de “terapeuta nutricional” também.

Tudo isso ajuda o paciente a ter mais resultados através de uma transformação mais profunda da sua relação com a comida, o que eu considero um tratamento mais seguro, eficiente e sólido, e não baseado em dietas de restrição, que é uma abordagem superficial e temporária para o objetivo de emagrecer, em que o paciente emagrece rápido e reganha o peso rápido por estar fadado à recaída.

O tempo que leva para emagrecer sem fazer dieta

A mudança de comportamento alimentar pode ser rápida ou gradual. Tive pacientes que tiveram insights muito importantes logo na primeira consulta, como, por exemplo, diferenciar fome e desejo de comer (fome física e fome emocional), e a partir dali eles emagreceram constantemente e naturalmente até às suas metas, simplesmente porque entenderam o que acontecia com eles, que eles comiam por emoções e não por fome.

Já, outros pacientes precisam treinar alguns conceitos no seu dia a dia, como por exemplo, detectar quando estão satisfeitos, aumentar o seu repertório de opções sobre como lidar com a ansiedade e outras emoções consideradas desagradáveis de sentir. Nesses casos a evolução é mais lenta, pelos altos e baixos que podem surgir.

Como o processo de mudança e aprendizado não é linear, e sim cheio de altos e baixos, é natural e esperada esse tipo de evolução. Portanto, os nutricionistas comportamentais sabem que será assim na maior parte do tempo e ensinamos os pacientes a lidar com essas fases com mais inteligência emocional. Quando um paciente está evoluindo de forma muito fácil, constante e rápida é que eu fico preocupada, por que provavelmente no fundo ele está encarando o processo com a sua mentalidade de dieta e terá dificuldades na manutenção de peso futuramente. Então, é justamente esses que me preocupam.

Resultado final ao optar por emagrecer sem fazer dieta

O resultado é incrível: pacientes conscientes das decisões que tomam sobre comer, atentos aos pensamentos produtivos ou não produtivos sobre comer e sobre comida, atentos às crenças distorcidas sobre  si mesmo, sobre comer e sobre comida, com uma relação mais saudável com as emoções e com a comida.

A comida passa a ser comida. Ainda fonte de prazer, claro, porém numa posição coerente no ranking de prazeres da vida, e não como o maior prazer da vida deles. A comida passa a ser um prazer muito maior, pois comer o que se gosta sem descontrole, sem culpa e arrependimento é libertador.

Os pacientes passam a conhecer os seus limites e aprendem a manter o peso, de forma independente, com cuidados normais do dia-a-dia. Aprendem a lidar com descuidos situacionais, e a evitar recaídas de reganho de peso. Por fim, aprendem a comer de tudo, estando no comando, e mantendo um peso legal.

Ver essa evolução e conquista deles a cada sessão é muito gratificante!

Uma forma de emagrecer sem fazer dieta é através do meu programa online de emagrecimento Emagreça Motivado – a motivação para emagrecer que você precisa. Nele, todo o conteúdo é voltado ao emagrecimento sem dieta, e sim através da mudança do comportamento alimentar.

Nutrição comportamental e relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.