Você que deseja perder peso sabe o quanto é difícil manter o foco para emagrecer, né? Embora não seja fácil, eu concordo, existe uma técnica prática e poderosa para ajudar nisso! Vamos ver?

Essa técnica é baseada na abordagem cognitivo comportamental, que trabalha com atividades práticas que auxiliam a manter o foco, se automotivar e a manter a “programação mental” para seguir o plano alimentar. Para isso, é imprescindível registrar. Registrar o quê? Nesse caso, os reais motivos pelos quais você deseja emagrecer. 

Técnica da lista de vantagens

O primeiro passo, portanto, é elaborar o que chamamos de lista de vantagens do emagrecimento. Nela, serão registrados os motivos reais e mais profundos que te fazem desejar emagrecer, e o impacto tudo isso terá na sua vida, seja na vida pessoal ou profissional.

Registrar ajuda a manter o foco e a evitar de cair nas armadilhas dos pensamentos sabotadores do emagrecimento. Portanto, para fazer este registro é importante ter claro para si os motivos pelos quais se deseja emagrecer. Responda:

  • Por que você quer emagrecer?
  • Quais as vantagens de emagrecer?
  • Quais os benefícios?
  • Que impacto esses benefícios terão na sua vida?

Tenha claro para si o que deseja e porque

São esses os objetivos que irão motivá-lo e fazê-lo seguir em frente e chegar à sua meta. Embora seja um exercício simples, não tão é fácil e é fundamental. Portanto, pense nos reais motivos que levam você a querer emagrecer, e lembre-e que é importante listar o maior número possível de motivos e ser o mais específico possível. Por exemplo:

  • Com a perda de peso me sentirei mais bonito (isso pode deixar mais confiante para convidar alguém para sair),
  • Voltarei a dançar (isso pode melhorar a minha vida social),
  • Terei mais saúde (terei maior chance de ver meu filho crescer),
  • Terei mais disposição física (isso vai melhorar meu rendimento no dia-a-dia),
  • Dormirei melhor (vou me sentir mais disposto para tudo),
  • Vai melhorar minha vida  sexual (isso vai melhorar meu casamento),
  • Me sentirei mais feliz comigo mesmo (isso vai melhorar a minha vida de maneira geral),
  • Vou me sentir confiante para vestir roupa de banho (com isso irei à praia com a família e na piscina do condomínio).

Como usar a sua lista

A proposta é ler esta lista diariamente duas vezes ao dia, em horários determinados, especialmente no início do seu tratamento. Ter à mão a lista pode ajudar nos momentos de dificuldade, por exemplo, quando surgir algum  desejo incontrolável de comer e, sobretudo, quando você se sentir desmotivado. 

Para manter o hábito de ler, você pode utilizar diferentes artifícios, como: colar a lista no seu computador ou enviar a si mesmo por e-mail, colar um bilhete no espelho ou geladeira, programar um alarme no seu telefone, entre outros. Escolha o que for realmente eficaz na sua rotina. O importante é não deixar de ler. 

Não deixe de seguir esta dica, registre os seus motivos e tenha-os à mão. Eles serão o seu norte durante o seu processo de emagrecimento.

Ter claro na nossa mente os motivos pelos quais desejamos algo nos dá garra e foco! A diferença entre quem tem foco e quem não tem é a clareza e a certeza dos objetivos e dos benefícios.

Agora que você já sabe como ter foco para emagrecer, qual saber como começar uma reeducação alimentar?

Nutrição comportamental e mudança da relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.