Já aconteceu de você ver uma comida que você adora e ficar com a sensação de que ela está te “chamando”? Embora pareça que em situações como essa você simplesmente não consiga resistir e que você sinta que realmente precisa comer aquela comida, existem maneiras de controlar os desejos de comer.

A bola de neve

Em primeiro lugar, para que você deixe de sentir estes desejos incontroláveis, ou para que eles diminuam em intensidade e frequência, você precisará primeiro parar de ceder a eles. Afinal, quanto mais atendemos a um comportamento, mais presente e habitual ele se torna.

Saiba que quem está no comando é você, e a boa notícia é que só é mais difícil resistir a esses desejos incontroláveis nas primeiras semanas do seu plano alimentar. Depois, conforme você for progredindo e os dias forem passando, o desejo incontrolável irá diminuir gradativamente.

Aprenda a tolerar

Então, se você começar a treinar a não satisfizer seu desejo imediatamente, você começará a aprender a tolerá-lo. Você perceberá que é capaz de suportar este desejo sem ceder a ele. Assim, com este treinamento, aos poucos, esse tipo de desejo incontrolável será cada vez menos frequente, pois deixando de atender os desejos você estará enfraquecendo aquele comportamento.

Ao contrário de se sentir em privação dos alimentos que te causam desejo, ao resistir você sentirá capaz e no comando da situação! Lembre-se de que você está no controle e dar o direcionamento à sua mente é essencial.

Como controlar os desejos de comer

Mas como posso comandar a minha mente para não ceder aos desejos por comida? Para driblar esta situação, pode-se utilizar técnicas de “programação mental”. Vamos ver algumas:

Se observe

Conhecer a si mesmo e o que acontece quando você é acometido por um desejo incontrolável é muito importante. Se preferir, tome nota. Pense na intensidade do desejo, o que aconteceu imediatamente antes ou durante o dia, em como você se sentiu e o que fez ou poderia ter feito para não ceder à ele.

Rotule

Quando surgir o desejo, rotule o sentimento dizendo: “Isso é apenas um desejo!”. Rotular é importante para racionalizar. Depois, diga para si mesmo: “O sentimento desse desejo é desagradável e desconfortável, mas não é horrível nem urgente”. Permaneça firme, pense que não valerá à pena ceder a um prazer momentâneo e depois sentir culpa, desesperança, raiva, sentimento de fracasso…

Imagine o resultado

Quando vier o desejo, imagine as consequência dele depois. Imagine a cena de você comendo o alimento e depois se sentindo chateado, deprimido, descontrolado e culpado, pense nos reais motivos que levam você a querer perder peso. Isso vai ajudá-lo a controlar o impulso e a tomar uma decisão melhor.

Coma com atenção

Se decidir comer mesmo assim, coma com atenção. Ao comer com atenção você terá maior satisfação de ter comido, sentirá a experiência de ter comido e ficará satisfeito com uma quantidade normal, evitando exageros.

Ainda assim, os desejos podem surgir, claro. Afinal, pensamentos e sentimentos são involuntários. Porém, embora esses não possamos controlar, podemos controlar o que fazemos a respeito deles. Então, você pode agregar mais ferramentas e utilizar as técnicas comportamentais para desafiá-los. São elas:

Organize o ambiente

Tenha por perto alimentos saudáveis e pouco calóricos, água ou algum líquido de baixa caloria.

Se distraia

Fazer uma lista de atividades que você acredita que funcionariam para se distrair nesses momentos e teste-as no dia-a-dia. A medida que testá-las, elimine da lista aquelas que não forem efetivas.

Adie 20 minutos

Praticar técnicas de adiamento e distração, dizendo para si mesmo: “Eu sou capaz de esperar 20 minutos”, e se distrair com alguma tarefa manual. Provavelmente depois de 20 minutos o desejo terá se dissipado.

Aprenda a tolerar o desconforto

Por fim, o desconforto que sentimos ao dizer “Não” ao desejo é passageiro e suportável. Você perceberá que você é capaz de se controlar e que nada de mal acontece quando resistir, apenas fica frustrado e irritado por alguns minutos. Depois de algum tempo treinando essa habilidade, você não precisará mais travar lutas internas ou preocupar-se cada vez que surgir algum desejo incontrolável por comida. Sentirá o processo de comer normal como algo natural. Tenha paciência consigo mesmo e com o processo. Terão dias melhores e outros piores. O importante é estar verdadeiramente disposto a tentar.

Nutrição comportamental e relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.