Nutricionista Adriana Lauffer

autossabotagem e o emagrecimento

Autossabotagem e emagrecimento

Autossabotagem no emagrecimento, embora seja quase inconsciente, é muito comum. Alguns pensamentos podem dar sinais de que isso acontece com você. Por exemplo:

Sinais de autossabotagem no emagrecimento

  • “Amanhã eu faço…”
  • “É só um pedacinho…”
  • “No final de semana pode”
  • “Segunda feira eu começo a dieta.”
  • “Vou à academia amanhã.”
  • “Eu não consigo fazer isso.”
  • “Isso é difícil pra mim.”
  • “Não consigo mudar, sou assim…”

Você já se pegou falando ou pensando em frases assim? Idealiza começar uma dieta, mas se vê comendo de forma inadequada já nos primeiros dias? Sente dificuldade de recomeçar após alguma “falha”? Admite seus erros porque acredita que não pode mudar? Não inicia o seu desejado projeto apesar de não ter nada de fato atrapalhando?

Estes são sinais de autossabotagem! Uma parte de você não vê sentido nos objetivos traçados e decide jogar tudo para o alto, interrompendo ciclos importantes por medo/comodismo/insegurança…

A boa notícia é que é possível vencer a mente sabotadora e realizar seus maiores sonhos, construindo uma realidade melhor dia após dia.

Como vencer a autossabotagem

O primeiro passo é reconhecer que você está se boicotando e o segundo é ter muito claro o que você quer conquistar e por que (o que você ganhar conquistando o que deseja, e o que você vai perder se continuar no estado atual).

Analise suas ações e encontre os motivos que lhe levaram a desistir do objetivo anteriormente, seja ele qual for (mudança de trabalho, chegada de um filho, inicio de um curso, término de um relacionamento…).

Você precisa estar consciente do que aconteceu para, então, iniciar uma quebra de padrões anteriores. Depois de encontrar seus desafios, é hora de enfrentá-los. Analise os seus pensamentos, desejos e atitudes para agir diferente. Você sabe, por exemplo, que repetir o prato de comida sem necessidade todos os dias está dificultando seu processo de emagrecimento. Então, o que precisa fazer para mudar isso? Aprenda a dizer não para os pensamentos que surgem. 

De forma positiva e firme, lembre a si mesmo que seu objetivo maior pode ser alcançado se você souber se posicionar nestes momentos. No início, pode parecer difícil, afinal, você estará mudando hábitos, quebrando padrões, e pode surgir o medo da mudança, do novo.  Porém, a tendência é que tudo melhore dia após dia, porque suas experiências anteriores serão sua maior fonte de aprendizado.

A médio e longo prazo, as escolhas compensam. Você perceberá sua evolução e sentirá orgulho de si mesmo. Não tenha medo de evoluir. Além disso, estará mais preparado para desafios futuros, pois adquiriu conhecimento e rompeu barreiras internas.

Para resultados diferentes, você precisa ter atitudes diferentes! Posicione-se a favor de si mesmo.