Organização das compras do supermercado é algo superimportante para conseguir manter a constância da execução de uma alimentação saudável e/ou para emagrecer.

O que acontece quando não vamos ao supermercado? Comemos o que tem do jeito que dá! E isso definitivamente não combina com alimentação saudável ou com emagrecimento, que exigem habilidades de organização e planejamento lapidadas.

Ou, então, o que acontece quando vamos ao supermercado sem um bom planejamento do que comprar? Compramos alimentos desnecessários ou esquecemos ingredientes para a receita ou para o cardápio da semana, e aí fica tudo pela metade…

Quando comemos “de qualquer jeito” por que fomos ao supermercado desorganizadamente, ficamos à mercê das situações (comer o lanche do colega por que era o que tinha), ficamos vulneráveis às sabotagens (já que eu já comi errado vou continuar comendo), ou acabamos ficando com muita fome (por que não tinha o que comer, e isso levará a um exagero na próxima refeição). Resumindo, ficamos com uma sensação muito grande de “imprevisibilidade” da vida, e aí nos sentimos inseguros.

Então, é muito importante ter esse planejamento prévio. Vou te dar 5 dicas que funcionam muito bem para mim e para os meus pacientes.

1) Reserve um momento da semana para ir ao supermercado. Eu, por exemplo, vou aos sábados pela manhã após a feira (por que dependendo o que eu não encontrar na feira orgânica vou tentar conseguir no supermercado) e o meu plano B é no domingo, e de domingo não passa por que durante a semana não terei tempo, nem disposição!

2) Antes de ir ao supermercado, abra seus armários, abra sua geladeira, olhe seu plano alimentar, pense no que comeu semana passada e que já está enjoado (melhor mudar, né?) e no que gostaria de comer na próxima semana (o que está te apetecendo?), consulte receitas, caso queira fazer alguma. Junte todas essas informações e comece a escrever a sua lista de compras.

3) Depois de feita a lista, é hora de planejar as quantidades. Procure fazer cálculos aproximados de quanto vai precisar de cada item para toda a sua semana. Se você comprar “de menos” lá pela quarta-feira a sua alimentação já estará “capenga”. Para produtos perecíveis talvez você precise fazer mais alguma compra. Eu, por exemplo, por comprar produtos frescos na feira e acondicionar bem, minhas frutas e verduras duram a semana toda. Veja mais sobre armazenamento nesse link: https://www.adrianalauffer.com.br/como-armazenar-folhas-temperos-para-durar-mais/

4) Antes de fazer a lista e antes de ir ao supermercado podem surgir na mente alguns pensamentos de procrastinação ou sabotadores. Se você não tem a quem pedir ajuda ou para quem delegar essa tarefa, você terá que vencer a preguiça ou o cansaço ou o fato de não gostar dessa tarefa. Pense nos benefícios que terá ao ir e as conseqüências ruins que terá ao não ir e de se alimentar mal mais uma semana.

5) Vá com tempo suficiente para poder olhar novidades e rótulos, sem fome e sem crianças.

Inicialmente tudo isso pode lhe parecer trabalhoso ou enfadonho, mas ainda é assim é algo que precisa ser feito (se não for você, alguém na sua casa precisa fazer). De qualquer forma, tudo no início parece mais difícil, até que fica fácil, basta ter paciência e dar tempo de o cérebro assimilar essas novas atividades! 🙂