Nutricionista Adriana Lauffer

A importância de se elogiar

a importância de se elogiar

A maioria das pessoas é muito dura consigo mesma quando o assunto é emagrecer e, por isso, é importante falarmos sobre adotar uma postura positiva no processo de emagrecimento e sobre a importância de se elogiar durante esse processo.

Ao invés de apenas enfatizar as críticas quando você faz algo de errado, é preciso também dar créditos a você mesmo quando fizer as coisas corretamente. É importante reconhecer as falhas, mas também é muito importante reconhecer as vitórias, ainda que pequenas.

Quando se elogiar

Comece elogiando-se ainda que seja por pequenas coisas, pois elas também merecem reconhecimento, e, ainda que aparentemente insignificantes, não significa que sejam fáceis. Exemplos:

  • Quando sentar para fazer uma refeição,
  • Comer um alimento saudável,
  • Ao fazer uma escolha melhor,
  • Por ter cuidado das quantidades naquela refeição,
  • Por ter resistido a algum alimento tentador,
  • Ao ter enfrentado seus pensamentos sabotadores,
  • No dia que beber mais água
  • No dia que comer mais verduras, etc.

Você se sentirá confiante e, principalmente, sentirá que tem maior comando sobre as suas ações. Da mesma forma, esta atitude fará com um descuido que ocorra não seja encarado como uma grande tragédia, pois você confia em si mesmo e sabe que poderá retomar o seu plano facilmente.

Como se elogiar

Elogie-se sempre, não poupe elogios! Mas, como se elogiar? Você pode dizer para si, até mesmo na frente do espelho: “Parabéns, você é demais!”, “Você está com tudo!”, “Maravilha, sou mesmo muito capaz!” ou outra frase de impacto que faça sentido para você.

No início, você pode simplesmente esquecer de elogiar-se. Mas, com o passar do tempo se tornará um hábito. Algumas dicas podem ajudá-lo no começo, por exemplo: colar bilhetes em locais estratégicos (na geladeira, no computador, no carro, etc.), fazer uma lista de comportamentos que merecem ser elogiados, preencher um quadro de vitórias, ou pensar no seu comportamento sempre que terminar uma refeição.

Receio de se elogiar

Lembre-se que você poderá ter pensamentos sabotadores sobre elogiar-se, como: “Ah, que coisa boba ficar me elogiando” ou “Merecerei um elogio quando eu de fato chegar à minha meta”.

É natural que surjam tais pensamentos, mas você deve se posicionar de maneira funcional a eles. Fale para si mesmo o quanto é importante se elogiar cada pequeno progresso e ação positiva que você conseguir fazer.

Mostre para a sua mente o quão fundamental é se elogiar, valorizar as pequenas vitórias do dia-a-dia, e o quanto isso é muito mais motivador do que uma comunicação interna de críticas, julgamentos e xingamentos quando as coisas não vão bem.

Com o tempo, elogiar-se será natural e você nem precisará de lembretes para fazê-lo. Pequenas atitudes podem, sim, fazer toda diferença!

Nutrição comportamental e mudança da relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.