Nutricionista Adriana Lauffer

Tipos de leite

Receita de leite de amêndoas ou castanhas ou nozes caseiro

Se você não tem intolerância à lactose ou sensibilidade ou alergia à proteína do leite de vaca e aprecia consumir leite, qual é o problema, não é mesmo? Nesse caso, é interessante que conhecer os principais tipos de leite disponíveis no supermercado para fazer a melhor escolha para você.

Confira abaixo as informações completas sobre cada um.

Leite integral

O leite integral é o que contém mais gordura (mínimo de 3% de sua composição). Ele se chama “integral” justamente porque mantém integralmente toda gordura antes de ser industrializado. Devido a isso, sua textura líquida é mais cremosa e densa. 

Leite semi desnatado

O leite semi desnatado é o tipo de leite intermediário entre o integral e o desnatado. No processo de fabricação, parte da gordura é retirada, mantendo estes níveis entre 0,6 e 2,9%. Portanto, é um leite mais leve em comparação ao integral.

Leite desnatado

O leite desnatado é o que possui menos gordura. Porém, ele não contém as vitaminas A e D presentes no integral, porque o processo de retirada da gordura ocasiona essa perda.

De qualquer forma, ele mantém as quantidades de proteínas, fósforo, potássio e demais nutrientes, sendo uma boa opção para consumo no processo de emagrecimento.

Devido à retirada de gordura, ele é bem mais líquido (e também mais leve) que as demais versões.

Outras diferenças entre os tipos de leite

É importante destacar que o cálcio é mantido nas três versões. Ou seja, tanto o desnatado quanto o semi e o leite integral possuem a mesma quantidade de cálcio. O que é perdido no leite desnatado são as vitaminas A e D, pois são solúveis na gordura e esta é retirada. No entanto, a indústria repõem esses nutrientes.

Além disso, vale lembrar que quanto mais natural, melhor! O leite orgânico, aquele retirado direto da vaca, é nutritivo e livre de aditivos ou adulterações, enquanto que o leite da indústria passa por uma série de processos, alterando a qualidade nutricional deste alimento. 

Se você tem a oportunidade de consumir leite orgânico, conhecendo sua procedência, priorize-o. Sua saúde e a natureza agradecem! :)