Nutricionista Adriana Lauffer

receita de sopa de legumes

Receita de sopa de legumes

Vou te mostrar uma receita de sopa  de legumes equilibrada, que dê saciedade e não seja calórica demais. Sopas nem sempre são pouco calóricas como as pessoas pensam, ou às vezes podem ser tão ralas ou incompletas que, em seguida, a pessoa está com fome e quando vê está onde? Na cozinha buscando o que comer! 

CategoriaAlmoço, JantarDificuldadeIniciante

Rendimento6 Porções
Tempo de Preparação20 minsTempo de Cozimento30 minsTempo Total50 mins

 Meia panela de vegetais do grupo A picados: cebola, tomate, pimentão, espinafre, chuchu, abobrinha, brócolis, couve-flor, etc.
 Uma cumbuca de um vegetal do grupo B picados: cenoura ou moranga.
 Uma caneca de uma leguminosa: ervilha ou vagem picada
 Uma xícara de arroz ou macarrão ou batata
 500 g Carne de gado ou sobrecoxa de frango sem pele

1

Pique os vegetais e reserve.

2

Separe uma panela grande.

3

Coloque água para ferver.

4

Tempere a carne (se for colocar na sopa) e "frite" na panela com tomate e cebola.

5

Coloque água quente na panela e coloque os legumes.

6

Você pode colocar primeiro os que demoram mais para cozinhar e mais no final do cozimento, o que cozinham mais rápido.

7

Tempere com bastante temperos naturais, como alecrim, manjericão, cúrcuma, tempero verde, louro, etc e ao final, ajuste o sal.

8

Use preferencialmente sal marinho.

9

Deixe cozinhar em fogo baixo, evitando deixar a sopa ferver.

10

Sugestão de porção: Sirva-se de 2-3 conchas médias cheias de legumes, 100g de carne (ou 2 ovos) e caldo à vontade.

Ingredientes

 Meia panela de vegetais do grupo A picados: cebola, tomate, pimentão, espinafre, chuchu, abobrinha, brócolis, couve-flor, etc.
 Uma cumbuca de um vegetal do grupo B picados: cenoura ou moranga.
 Uma caneca de uma leguminosa: ervilha ou vagem picada
 Uma xícara de arroz ou macarrão ou batata
 500 g Carne de gado ou sobrecoxa de frango sem pele

Preparo

1

Pique os vegetais e reserve.

2

Separe uma panela grande.

3

Coloque água para ferver.

4

Tempere a carne (se for colocar na sopa) e "frite" na panela com tomate e cebola.

5

Coloque água quente na panela e coloque os legumes.

6

Você pode colocar primeiro os que demoram mais para cozinhar e mais no final do cozimento, o que cozinham mais rápido.

7

Tempere com bastante temperos naturais, como alecrim, manjericão, cúrcuma, tempero verde, louro, etc e ao final, ajuste o sal.

8

Use preferencialmente sal marinho.

9

Deixe cozinhar em fogo baixo, evitando deixar a sopa ferver.

10

Sugestão de porção: Sirva-se de 2-3 conchas médias cheias de legumes, 100g de carne (ou 2 ovos) e caldo à vontade.

Receita de sopa de legumes

Sobre o valor calórico: depende das quantidades dos alimentos que você vai usar. Os vegetais do grupo A quase não têm calorias, os vegetais do grupo B têm em média 20 kcal a porção (3 col sopa), os carboidratos têm em média 90 kcal a porção (3 col sopa de arroz, 1 pegador de macarrão, 1 batata pequena…), as leguminosas têm 70 kcal a porção (3 col sopa de ervilha, 5 vagens…), e as carnes têm 200 kcal a porção (100g de gado/frango/ovos).

O valor calórico de uma cumbuca dessa sopa fica semelhante ao de um prato de comida de almoço normal, que tem em média 350 kcal (300g de comida).  A mesma quantidade de sopa de capelete (massa/macarrão) tem 420 kcal, e não dá a mesma saciedade, sem falar que é super desequilibrada (e só macarrão). Já uma sopa de tomate tem em torno de apenas 60 kcal, no entanto, provavelmente em seguida você vai estar com muita fome e comendo muitas outras coisas, superando o valor calórico para além do que se tivesse comido uma sopa completa.

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