Vou te mostrar uma receita de sopa  de legumes equilibrada, que dê saciedade e não seja calórica demais. Sopas nem sempre são pouco calóricas como as pessoas pensam, ou às vezes podem ser tão ralas ou incompletas que, em seguida, a pessoa está com fome e quando vê está onde? Na cozinha buscando o que comer! 

Rendimento6 PorçõesTempo de Preparação20 minsTempo de Cozimento30 minsTempo Total50 minsCategoriaAlmoço ou jantarDificuldadeIniciante

Tabela Nutricional

Tamanho da Porção cumbuca grande

Porções 6


Informação nutricional total da receita
Calorias 335
% Valor Diário *
Gorduras Totais 28g44%
Carboidrato Total 22g8%
Proteína 28g57%

* As quantidades informadas acima são referentes à receita total, fique atendo à quantidade que irá consumir.

Ingredientes

Clique nos quadrados para marcar os ingredientes

 Meia panela de vegetais do grupo A picados: cebola, tomate, pimentão, espinafre, chuchu, abobrinha, brócolis, couve-flor, etc.
 Uma cumbuca de um vegetal do grupo B picados: cenoura ou moranga.
 Uma caneca de uma leguminosa: ervilha ou vagem picada
 Uma xícara de arroz ou macarrão ou batata
 500 g Carne de gado ou sobrecoxa de frango sem pele

Preparo

1

Pique os vegetais e reserve.

2

Separe uma panela grande.

3

Coloque água para ferver.

4

Tempere a carne (se for colocar na sopa) e "frite" na panela com tomate e cebola.

5

Coloque água quente na panela e coloque os legumes.

6

Você pode colocar primeiro os que demoram mais para cozinhar e mais no final do cozimento, o que cozinham mais rápido.

7

Tempere com bastante temperos naturais, como alecrim, manjericão, cúrcuma, tempero verde, louro, etc e ao final, ajuste o sal.

8

Use preferencialmente sal marinho.

9

Deixe cozinhar em fogo baixo, evitando deixar a sopa ferver.

10

Sugestão de porção: Sirva-se de 2-3 conchas médias cheias de legumes, 100g de carne (ou 2 ovos) e caldo à vontade.

 

Ingredientes

 Meia panela de vegetais do grupo A picados: cebola, tomate, pimentão, espinafre, chuchu, abobrinha, brócolis, couve-flor, etc.
 Uma cumbuca de um vegetal do grupo B picados: cenoura ou moranga.
 Uma caneca de uma leguminosa: ervilha ou vagem picada
 Uma xícara de arroz ou macarrão ou batata
 500 g Carne de gado ou sobrecoxa de frango sem pele

Preparo

1

Pique os vegetais e reserve.

2

Separe uma panela grande.

3

Coloque água para ferver.

4

Tempere a carne (se for colocar na sopa) e "frite" na panela com tomate e cebola.

5

Coloque água quente na panela e coloque os legumes.

6

Você pode colocar primeiro os que demoram mais para cozinhar e mais no final do cozimento, o que cozinham mais rápido.

7

Tempere com bastante temperos naturais, como alecrim, manjericão, cúrcuma, tempero verde, louro, etc e ao final, ajuste o sal.

8

Use preferencialmente sal marinho.

9

Deixe cozinhar em fogo baixo, evitando deixar a sopa ferver.

10

Sugestão de porção: Sirva-se de 2-3 conchas médias cheias de legumes, 100g de carne (ou 2 ovos) e caldo à vontade.

Receita de sopa de legumes

Sobre o valor calórico, fica um pouco complicado de calcular por que depende das quantidades dos alimentos que você vai usar. Mas, os vegetais do grupo A quase não tem calorias, os vegetais do grupo B têm em média 20 kcal a porção (3 col sopa), os carboidratos têm em média 90 kcal a porção (3 col sopa de arroz, 1 pegador de macarrão, 1 batata pequena…), as leguminosas têm 70 kcal a porção (3 col sopa de ervilha, 5 vagens…), e as carnes têm 200 kcal a porção (100g de gado/frango/ovos).

O valor calórico fica semelhante ao de um prato de comida de almoço normal, que tem em média 280 kcal (300g de comida).  A mesma quantidade de sopa de capelete (massa/macarrão) tem 420 kcal, e não dá a mesma saciedade, sem falar que é super desequilibrada (e só macarrão). Já uma sopa de tomate de 60 kcal, no entanto, provavelmente em seguida você vai estar com muita fome e estará comendo muitas outras coisas, superando o valor calórico se tivesse comido uma sopa completa.

Gostou dessa receita? Então você poderá gostar da Receita de refogado de legumes.