As pessoas perguntam com frequência: o que eu posso comer antes de dormir? Essa dúvida é devido à crença de que comer antes de dormir é ruim para o sono e para o peso. Mas, isso na verdade depende da sua escolha, sabia? Existem alimentos que podem te ajudar nesses dois quesitos!

O sono costuma ser bastante negligenciado pelas pessoas. Embora seja de conhecimento do senso comum que dormir bem é superimportante para a saúde e para emagrecer, é comum as pessoas dormirem pouco e mal.

Além disso tudo, é muito comum pessoas que estão em dieta terem fissura por comer a noite, e a fissura comumente é por alimentos não nutritivos e em grandes quantidades. Vamos ver então quais seriam as melhores escolhas para o que comer antes de dormir, a chamada ceia?

Cottage

É pobre em calorias e em gorduras e rico em caseína, uma proteína de digestão lenta e bem conhecida por favorecer a reparação muscular durante o sono. Bom para quem quer construir músculos! Meia xícara fornece 13 g de proteína, mais do que 2 ovos cozidos, o que também garante satisfação da fome e da saciedade. Já pensou em cottage temperado com algum tempero natural de sua preferência?

Atum

O atum é uma boa fonte de vitamina D, e sabe-se que a mesma influencia beneficamente o sono, pois a carência da Vitamina D pode diminuir a qualidade e a duração do sono. Uma lata já fornece em média 50% da necessidade diária dessa vitamina. Outra razão para comer atum é a sua quantidade de ômega 3, super importante para a função cerebral. Esses dois nutrientes são importantes para infinitas funções no nosso organismo, e todos nós temos algum grau de carência deles.

Amêndoas

Rápido, prático, saudável e fonte de nutrientes importantes para dormir bem, como o magnésio. A carência de magnésio prejudica a produção do hormônio melatonina, que é responsável por nos fazer adormecer. Um punhado de amêndoas tem cerca de 150 mg de magnésio, que já pode ser suficiente como forma de suplementação desse nutriente e melhorar o seu sono. Só cuidado com a quantidade, pois por ser uma fruta oleaginosa, pode se tornar calórica. Por outro lado, não é fonte de carboidrato, o que favorece também o emagrecimento por não estimular a liberação de insulina nesse horário. Fica a dica de amêndoas e um chá de camomila na ceia… Veja aqui esse snack de damasco com amêndoas.

Bananas

Se você prefere algo um pouco mais doce, a banana pode ser uma ótima opção. É rica em nutrientes e fibra! A banana mais verde é mais rica em amido resistente, um carboidrato super do bem e que dá muita saciedade, consequentemente reduzindo a ingestão calórica. A banana também é rica em triptofano, um nutriente que induz naturalmente ao sono. Lembre que pessoas acima do peso normalmente não dormem bem… O melhor ainda é cada banana média tem em torno de 70-100 Kcal e não faz sujeira na cozinha! Que tal uma bananinha assada com canela?

Cerejas

Elas são TOP em praticidade, doçura e nas calorias. Um copo de cerejas tem apenas 50 Kcal! Elas podem te ajudar a dormir melhor pois, segundo vários estudos, elas têm um efeito semelhante ao da valeriana. A ação delas é no aumento da produção da melatonina, o hormônio produzido pelo nosso organismo que nos faz adormecer. Ótima opção para uma ceia bem doce, saudável e de baixa calorias!