A dica de hoje é um livro do imortal Dale Carnegie: Como evitar preocupações e começar a viver. Quem não se preocupa que jogue a primeira pedra, e vamos combinar que preocupações são grandes sabotadores do emagrecimento. Por quê? Porque comer exageradamente, fora de hora ou sem fome é um hábito de recompensa e uma tentativa de acalmar-se das preocupações para muitas pessoas.

A preocupação

Preocupação vem de “pré-ocupação”. A preocupação baseia-se na fantasia. A gente fica pensando: “e se eu tirar uma nota baixa, e se eu não conseguir falar em público”… E aí a gente começa a sentir aquela ansiedade, angústia, medo, se sente esmagado pelas fantasias que a preocupação gera… Ao invés de raciocinar, mergulhamos em pensamentos catastróficos e podemos acabar comendo para se acalmar.

As perguntas mágicas para evitar preocupações

Então, só para dar uma ideia de como o livro é bom e de como esse homem maravilhoso estava à frente da sua época, e de como ele continua muito atual, segue uma dica dele que vale o livro: quando você estiver preocupado, faça a si mesmo 4 perguntinhas. São elas:

  • Qual a real chance disso que está me preocupando acontecer? (você verá que provavelmente a chance será mínima, afinal, quantos dos seus problemas que você se preocupou realmente se concretizaram?)
  • Se acontecer, qual será o real impacto na minha vida? (você verá que provavelmente seria mínimo)
  • Ok, você se deu conta que provavelmente não acontecerá, e se acontecer o impacto será mínimo. Mas, caso aconteça, que soluções você teria? (troque sempre o “e se” – se eu tirar uma nota baixa? – pelo “como” – como eu posso fazer para não tirar uma nota baixa? Você deixará de se sentir acuado, esmagado pela preocupação e se sentirá mais confiante e mais forte).
  • E por fim, esse problema é mesmo meu? (já bastam os nossos, por que ainda se envolver nos problemas dos outros?).

Espero que tenham gostado da dica!

Caso você esteja procurando mais material sobre estresse, aqui no blog tem posts sobre mindfulness, sobre como lidar melhor com o estresse, e um teste sobre o nível de estresse.

No curso de emagrecimento Emagreça Motivado, o estresse e a preocupação são temas trabalhados, pois podem alterar o comportamento alimentar e atrapalhar o emagrecimento. Não deixe de conhecer esse programa para emagrecer e encontrar a motivação para emagrecer que você precisa.