Você é aquela pessoa que se preocupa com o seu emagrecimento na chegada da Páscoa? Vê os ovos pendurados nos corredores dos supermercados e já fica preocupado? Se pergunta por que é tão difícil resistir aos chocolates? Então esse post pode te ajudar!
O significado real da Páscoa
Primeiro, vamos relembrar o significado da Páscoa, para nos darmos conta do quanto distorcemos as datas! Caso você não goste desta introdução, pule e vá direto ao ponto mais adiante no texto.
Páscoa é a celebração da morte e ressurreição de Cristo. Serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Contudo, muitos não conseguem visualizar qual a relação existente entre essa celebração de caráter religioso com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate.
O coelho e os ovos representam a fertilidade que, antigamente, era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, visto que naquela época a taxa de mortalidade era alta. Então, naquela época era comum presentear as pessoas com ovos. Antigamente, os ovos pintados ou cozidos com ervas em corantes; mais tarde, no auge da época medieval, nobres e reis abastados presenteavam com ovos de ouro cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.
Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.
Emagrecimento e Páscoa
O problema é que, atualmente, os ovos de chocolate na Páscoa podem atrapalhar bastante a tentativa de emagrecer, pois muitas pessoas não conseguem resistir e ganham muitos chocolates.
Então, vamos lá com algumas dicas para tentar amenizar essa dificuldade:
Dicas práticas:
- Tente pedir outro tipo de presente nesta data, afinal, existem outras opções além de chocolates, doces, etc, como um bom livro ou algum outro artigo para uso pessoal são boas alternativas;
- Prefira os chocolates amargos, pois além de ser mais saudáveis por conterem uma substância chamada flavonoides, ótima para a saúde do nosso coração, possuem sabor mais marcante e, por isso, costumam saciar a vontade mais rápido;
- Preste atenção nos rótulos, pois chocolates diets, por exemplo, podem ser mais calóricos do que os normais, visto que a indústria costuma colocar mais gordura em função da retirada do açúcar para manter a textura do produto;
- Muitas vezes os filhos ganham excesso de doces nesta data. No entanto, não se sinta pressionada(o) a comê-los ou não use isso como justificativa. Uma solução doar parte deles, pois existem crianças carentes que não têm a mesma sorte;
- Se você ganhou chocolates em excesso, não use isso como justificativa para comer demais. Você pode doar parte dos chocolates para crianças carentes, por exemplo;
- Se você não quer doar ou guardar, exercite seu auto-controle e disciplina e estabeleça algumas normas e limites, como por exemplo: norma de comer apenas 1 vez ao dia e limite de 30 g por exemplo.
Dicas cognitivas comportamentais:
- Para se manter no comando da situação durante o feriado de Páscoa, lembre que você vai poder comer os seus chocolates sempre que tiver vontade verdadeiramente. Portanto, não há motivos para comer tudo de uma vez;
- Se você exagerar de forma importante, você sentirá os efeitos disso no seu peso nos primeiros 2 dias. Ainda assim, não significa que você estragou tudo, sempre vale a pena retomar o cuidado e seguir em frente.
- Outra alternativa, se você consegue se você consegue se manter no comando, é guardar parte dos chocolates para preparar novas receitas ou para oferecer aos amigos e familiares quando forem te visitar;
- Mas, você se conhece melhor do que ninguém, então, se você sabe que não consegue se manter no comando quando tem chocolates em casa, mantenha-os em local de difícil acesso ou doe parte deles;
- Pense que não é a última vez que você vai comer chocolates! Você pode comer chocolate o ano inteiro sem engordar! E que beleza isso, não?
- Lembre-se que limite é um ato de amor com a gente mesmo.
Diferenças entre os tipos de chocolates
- Branco: É feito à base de manteiga de cacau e outros ingredientes. Não possui benefícios à saúde. É o mais rico em gordura e açúcar.
- Ao leite: Contém em torno de 25% de cacau sólido. Possui gordura, leite e açúcar na composição.
- Meio amargo: Normalmente possui entre 40-50% de cacau. Costuma ser menos calórico por que possui menos açúcar, gordura e leite na composição.
- Amargo: Possui de 70-90 % de cacau na composição. É considerado um alimento funcional pelos benefícios que proporciona á saúde.
Chocolate é uma boa opção para celebrar momentos especiais. Para conseguir comer sem descontrole e sem culpa, exercite comer com atenção e consciência, como qualquer outro alimento.
Veja como utilizar seus chocolates de Páscoa com essa receita super legal de docinhos petit.
Boa Páscoa!