Diabetes é uma doença silenciosa que começa com os sintomas da hiperglicemia, que é a elevação da glicemia no sangue. Os  sintomas da diabetes nem sempre são percebidos imediatamente. Mas, como é a dieta para diabetes?

Alimentos para evitar na dieta para diabetes:

Sobre carboidratos e açúcares

É importante evitar alimentos fonte de carboidratos simples, como: açúcar branco e mascavo, mel e melado, balas, bolos, doces em geral, bem como alimentos fontes de carboidratos refinados, como: pães brancos, massas, bolachas, bolos feitos com farinha de trigo branca, etc. Quanto aos adoçantes, evita aqueles a base de frutose, sorbitol e manitol.

Sobre bebidas alcoólicas

Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos prontos e artificiais. Uma alternativa de líquido mais saboroso para beber livremente são as águas aromatizadas. Veja AQUI algumas receitas de como prepará-las.

Sobre gorduras

Limite o consumo de alimentos fontes de gordura saturada, como: carnes gordas, manteiga, óleos de dendê, leite integral, bacon, torresmo, embutidos (linguiça, salame, presunto, salsicha e mortadela). Evite também frituras e gordura hidrogenada vegetal. Os alimentos que contêm gordura vegetal hidrogenada são os alimentos industrializados de forma geral, como: tortas industrializadas, bolos, fast foods, pipoca de micro-ondas, sorvete de massa, biscoitos salgados, recheados e do tipo waffer.

Sobre o sal

Fique atento aos alimentos que contenham “sal escondido”, como: embutidos, conservas, enlatados, defumados, salgados de pacote, macarrão instantâneo, pipoca para microondas, temperos em cubos ou sachê e molhos prontos. Os produtos diet ou light também podem conter teores elevados de sódio, sendo, portanto, fundamental consultar as informações nutricionais nos rótulos para fazer escolhas adequadas.

Alimentos para preferir na dieta para diabetes:

Sobre a regularidade das refeições

É importante realizar refeições freqüentes, de 3 em 3 horas (ou 4 em 4 horas), mas de menor volume. Dessa forma, evita-se hipo e hiperglicemia. Portanto, não pule refeições e  mantenha uma rotina de horários.

Sobre alimentos diets e adoçantes

Os alimentos diet, light ou zero podem ser indicados no contexto do plano alimentar e não utilizados de maneira exclusiva. Além disso, sempre cuidando a quantidade de gorduras nos produtos, pois a indústria aumenta a quantidade de gordura para compensar o sabor da retirada do açúcar. Os adoçantes artificiais acessulfame-K, aspartame, sacarina, sucralose, xilitol e stévia são considerados seguros, e podem ser utilizados com moderação.

Sobre os carboidratos

Dê preferência aos alimentos integrais, como: pães, arroz, biscoitos integrais, e aos carboidratos ricos em fibras, como: mandioca, batata doce, quinoa. Escolher apenas um carboidrato nas refeições e consumir com moderação.

Sobre as leguminosas

Comer todos os dias 1 porção de leguminosa, como: feijão, lentilha, grão de bico, vagem, ervilha. Esses alimentos são ricos em fibras e ajudam no controle glicêmico da refeição do almoço.

Sobre como preparar os alimentos

Prepare alimentos grelhados, assados, cozidos ao vapor ou refogados com pouco óleo. Cozinhe com óleo de algodão, de arroz, de oliva ou manteiga para cozinhar. Temperar os alimentos com temperos naturais. Veja AQUI e AQUI algumas dicas.

Sobre gorduras saudáveis

Inclua azeite de oliva extra-virgem com acidez menor que 1% na sua salada, abacate e oleaginosa nos seus lanches, e peixes nas suas refeições.

Sobre carnes

Consumir peixes gordos não de cativeiro 1 a 2 vezes na semana, como: sardinha, atum, salmão, cavala. Alterne os peixes com carnes brancas de aves magras, como peito de frango, e carne de gado magra, como coxão-duro e patinho.

Sobre vegetais e frutas

Comer os vegetais crus, todos os que forem possíveis, pois contêm mais fibras do que na sua versão cozida. Consumir frutas variadas, porém não em excesso ou juntas, como na salada de frutas. Consuma 3 frutas ao longo do dia em horários diferentes. Se ela for acompanhada de alguma fonte de fibra, como aveia, linhaça, chia, quinoa, amaranto, ou de gordura boa, como castanhas, nozes, amêndoas, ou uma proteína boa, como iogurte natural ou ovo, ainda melhor. Consumir a fruta inteira ao invés do suco. Consumo de batata Yacon (1 fatia crua ao dia), estudos mostram que auxilia no controle glicêmico.

Sobre as fibras

Consumir 2 colheres de sopa de fibras ao dia, como farelo de trigo ou de arroz, farinha de sementes de linhaça, de casca de maracujá ou aveia. Misture as fibras na comida, nas frutas, iogurtes naturais, em preparos de bolos saudáveis.

Estilo de vida

Manter o peso corporal dentro da normalidade ajuda a controlar a doença. Fazer atividade física regular orientada por profissional, ajuda no controle da glicemia.

Sintomas do diabetes

São eles: urinar bastante, aumento da sede, fraqueza muscular, cansaço, muita fome acompanhado de emagrecimento sem razão, coceira (genital, inclusive), náuseas, vômitos, dores abdominais, câimbras, hálito cetônico (de “maçã passada”), ferimentos que não cicatrizam.

Diabetes não tem cura

O que “normaliza” a glicose é o cuidado com alimentação, o uso de medicamentos ou insulina, prescritos conforme cada caso. Coloquei a palavra “normaliza” entre as aspas porque tem muitos pacientes que são diagnosticados com diabetes, cuidam a glicose por um tempo e, tendo a glicose normalizado, eles acreditam que não são mais diabéticos.

Mas, tendo sido diagnosticado o diabetes, você será para sempre diabético e terá que cuidar-se para sempre. Uma exceção disso é o diabetes gestacional, que pode ser revertido, mas pode vir a se manifestar novamente mais tarde.

Sintomas da hipoglicemia

A hipoglicemia é muito perigosa, pois pode levar ao coma diabético, que pode ser fatal. Os sintomas da queda de glicose no sangue são parecidos com os da pressão baixa. Os sintomas são: suor frio, sensação pegajosa, tremores, vertigens, sensação de fraqueza, irritação e impaciência, nervosismo, dor de cabeça, fome, visão turva ou visão dupla, formigamento nos lábios e ponta dos dedos, confusão mental, inconsciência (por falta de glicose no cérebro).

O que fazer se tiver hipoglicemia

Quando isso acontecer, auxilie o diabético acalmar-se, deitar-se ou sentar-se e a ingerir qualquer alimento com 15 g de carboidrato, como: ½  copo (120 ml) de suco de laranja ou maçã, de preferência adoçado, ou 3 balas macias, ou 2 pacotinhos de açúcar, ou 2 colheres de chá rasas de mel. Se após 10 a 15 minutos os sintomas não melhorarem, ingira mais algum alimento doce.

A alimentação indicada ao diabético é a mais saudável que existe! O diabético deve ficar atento não apenas à quantidade e tipo de carboidrato que consome, mas também à quantidade e tipo de gorduras. Quanto mais natural, melhor!