Nutricionista Adriana Lauffer

Candidíase de repetição e saúde intestinal

candidíase vaginal e saúde intestinal

A saúde intestinal desempenha um papel significativo na predisposição à candidíase vaginal de repetição, devido ao seu importante papel na regulação do sistema imunológico e na manutenção de um equilíbrio saudável de microorganismos no corpo, incluindo a Candida. E a candidíase vaginal, como se sabe, ocorre quando há um desequilíbrio e, portanto, crescimento excessivo do fungo Candida na vagina.

Como a saúde intestinal afeta a saúde vaginal

Existem algumas maneiras pelas quais a saúde intestinal pode influenciar e contribuir para a candidíase de repetição. Vamos explorar melhor cada uma delas:

1. Sistema imunológico: a maior parte do sistema imunológico do corpo está localizada no intestino, e a saúde intestinal desempenha um papel fundamental na regulação desse sistema. Se a microbiota intestinal estiver desequilibrada, o sistema imunológico pode ser enfraquecido, tornando-o menos capaz de combater infecções, incluindo infecções fúngicas como a candidíase.

2. Desequilíbrio da microbiota: um desequilíbrio na microbiota intestinal, conhecido como disbiose, pode permitir que o Candida albicans cresça de maneira descontrolada no trato gastrointestinal. Isso pode levar a um aumento na quantidade de Candida no corpo, o que aumenta o risco de candidíase vaginal.

3. Ação sistêmica: o intestino está intimamente ligado a outras partes do corpo, e as infecções fúngicas no trato gastrointestinal podem ter efeitos sistêmicos. O fungo Candida pode se espalhar do trato gastrointestinal para outras áreas do corpo, incluindo a vagina, através da corrente sanguínea e por translocação do ânus para a vagina.

4. Uso de antibióticos: esses medicamentos podem matar não apenas as bactérias prejudiciais, mas também as bactérias benéficas no intestino. Isso pode perturbar o equilíbrio da microbiota intestinal e permitir o crescimento excessivo de Candida, aumentando o risco de candidíase.

5. Dieta e estilo de vida: a dieta desempenha um papel importante na saúde intestinal. Uma dieta rica em açúcares e carboidratos refinados pode promover o crescimento de Candida, pois esse fungo se alimenta (fermenta) de açúcares. Além disso, o estresse crônico e o uso excessivo de álcool também podem afetar negativamente a saúde intestinal.

Resumindo…

Para prevenir a candidíase vaginal de repetição é importante manter a microbiota intestinal saudável através de uma dieta equilibrada e outras medidas que podem ser importantes, conforme avaliação individual.

Se você está lidando com candidíase de repetição é importante buscar orientação médica ou de um nutricionista. Eles podem ajudar a identificar fatores dietéticos específicos que podem estar contribuindo para o problema e recomendar mudanças na alimentação, quando necessário, para ajudar a restaurar o equilíbrio da microbiota e prevenir infecções fúngicas recorrentes.

Gostou desse post? Então você poderá gostar de Candidíase vaginal: principais causas, Candidíase vaginal e a saúde da mulher, Alimentação e candidíase vaginal.