Nutricionista Adriana Lauffer

Alimentação no carnaval

Alimentação no carnaval

Carnaval é um momento de festa e euforia para muitos. Horas pulando, dançando, bebendo, comendo na rua, horas acordado madrugada à dentro. Haja energia e disposição, e para isso, combina melhor uma alimentação leve e boa hidratação. Porém, acabamos fazendo refeições pesadas e bebendo bastante bebida alcoólica, que provavelmente vai te deixar indisposto e sem energia para aproveitar. Pensando nisso, separei essas dicas sobre alimentação no carnaval para você aguentar firme!

Programe as refeições com as festas

Programe-se de acordo com o horário das suas festas: o ideal é que você faça ao menos as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e se conseguir incluir os lanches, ainda melhor.

No café da manhã, consuma cereais integrais, frutas e adicione proteínas magras e boas, como ovos, queijos brancos. Um suco desintoxicante e energizante também pode ser interessante!

Para almoço e jantar, prefira refeições equilibradas e leves, de fácil digestão. Uma boa salada, uma proteína de fácil digestão, como ovos, peixes ou frango, uma leguminosa, e uma boa fonte de carboidrato, como batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca ou arroz. Assim, você terá energia para pular carnaval!

Reforçando: antes de sair para a festa, alimente-se! Mas, evite alimentos muito pesados e gordurosos, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de peso e estufamento, pode também causar azia, especialmente somado com a bebida alcoólica. Ninguém que pular carnaval com azia, né?

Os lanches durante a festa devem ser nutritivos e práticos, e vão garantir a sua energia para curtir, e te manter ao menos um pouco são, até o amanhecer. Seria interessante consumir algum alimento pelo menos a cada 2h de festa, e não ficar mais que 4h sem comer.

Cuidados para se alimentar fora de casa

O problema, muitas vezes, é a escolha do alimento na rua durante a festa que, por questões higiênicas, podem trazer contra-tempos. Então, para evitar problemas de saúde, como intoxicação alimentar, leve para a festa alimentos rápidos e fáceis de consumir e de carregar na sua bolsinha ou na sua pochete, e que irão repor as suas energias, como: barra de cereais, frutas liofilizadas ou secas ou até mesmo sachês de mel ou de carboidrato em gel.

Mas, se preferir comer fora de casa, dê preferência a sanduíches leves (sem frituras e condimentos, por exemplo) feitos na hora ou alimentos industrializados, pois assim previne-se o risco de uma intoxicação alimentar. Quanto à higiene do estabelecimento, se possível observe esse aspecto, pois podem causar um carnaval à parte à saúde. Então, escolha bem o que comer, e não ignore o seu olfato: se algo não cheira bem, é por que não está bem.

Hidratação e bebida alcoólica

Beba líquido durante a festa. É preciso se hidratar bem para manter a energia, evitar desidratação e ressaca. Se puder optar por água mineral, pode ser melhor por questões higiênicas. Outras opções são água de coco, suco de frutas ou então isotônicos, para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva.  Caso o objetivo seja não sair muito do cuidado do seu emagrecimento, consumir bebidas alcoólicas com moderação é um fator de que pode ajudar bastante, afinal, somam calorias importantes e retêm líquido.

Falando em bebida alcoólica, em relação à ressaca, não é a forma de produção da bebida (destilada ou fermentada) que deve ser levada em consideração, mas sim o teor alcoólico. Muitas vezes, uísque ou vodka misturados com refrigerante e bastante gelo podem apresentar ao final menor teor de álcool do que uma cerveja ou vinho ou espumante.

Reforçando: o consumo de bebidas alcoólicas nunca deve ser com o estômago vazio. Para isso, intercale os seus drinks com água e lanches.

Como sair da ressaca

E você pode estar pensando: “e se eu abusar da bebida alcoólica?” Bem, quem abusar de bebida alcoólica durante o carnaval, como contornar a situação e curtir o resto da folia?

Primeiro vamos lembrar que o melhor é evitar a ressaca com 2 cuidados importantes e simples: se hidratar e não ficar em jejum. Mas, se ainda assim você descuidou e ficou de ressaca, uma boa forma de ajudar na sua recuperação é tomar o soro caseiro. É fácil de preparar e é barato.

Receita de soro caseiro:
– 1 copo de água filtrada ou fervida;
– 1 colher de chá de sal;
– 3 colheres de chá de açúcar.

O ideal é tomar ao menos 1 litro. Além do soro caseiro é preciso se alimentar bem, com refeições leves, como saladas, legumes, carnes brancas/magras, grãos integrais e frutas, e nunca se esquecer da hidratação. A água é fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo e ajuda a eliminar mais rápido os metabólitos do álcool.

Depois da folia

Ao final das festas, o consumo do chá de boldo auxilia o trabalho do fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca. Pode beber gelado com folhas de hortelã, ou com suco de limão. O limão é bem-vindo em todas as bebidas neste período: rico em vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a combater os “males” causados pela folia. Outras fontes de vitamina C: laranja, acerola, kiwi, manga, tomate… Também é indicado comer castanha do pará diariamente, por ser rica em selênio, outro ótimo antioxidante, protege o organismo dos excessos. Uma unidade já seria suficiente, pela alta concentração do mineral.

Nos dias seguintes à festa, procure recuperar as horas de sono perdidas e retomar a sua alimentação habitual.

Então, depois de todas essas dicas, espero que o seu carnaval esteja garantido em termos de disposição. Vai lá e aproveita!

Repercussão: esse post foi republicado pela repórter Marjorie Avelar na revista A Lavoura, em 2020.

Fonte da imagem: site veja.abril.com.br