A frase mais dita no meu consultório em 2017, quando começou a moda da tapioca para emagrecer foi “Parei de comer pão no café da manhã, agora só como tapioca”. Mas, será que tapioca engorda mais que pão?

Calorias da tapioca e do pão

A tapioca tem cerca de 70 a 80 calorias em duas colheres de sopa da farinha. Um pão francês pequeno, de 50 g, tem em torno de 140 calorias. Agora me diga, quem é que faz tapioca com 2 col sopa de farinha? Geralmente as pessoas “derramam o saco” na frigideira e, portanto, elas não têm ideia do número de colheres. Além disso, a tapioca pura não tem gosto de nada e, por isso, pede recheios gostosos, que vão fazer elevar as calorias do preparo.

Tapioca é bom para emagrecer?

A tapioca tem zero (zerinho) de fibras, o que significa que é um alimento de alto índice glicêmico, característica ruim em um alimento quando se trata de emagrecimento, e dará menos saciedade, algo superimportante para quem quer emagrecer.

Ah, mas tapioca não tem glúten! E daí? Você é por acaso celíaco ou tem sensibilidade? Caso você tenha sensibilidade, talvez retirar o glúten até faça alguma diferença no seu peso, mas para saber isso é preciso antes avaliar com um profissional capacitado.

Se você quiser usar a tapioca estrategicamente como pré treino para ter energia para o exercício, até vai, embora o pão francês também serviria muito bem, diga-se de passagem.

É melhor comer tapioca ou pão?

Se você gosta de comer pão no café da manhã, coma pão! Não precisa comer o que a modinha dita, coma o que te apetece e o que te agrada. O pão te engorda? De repente é o excesso de pão que você está comendo, afinal, tem muita gente magra que come pão e não engorda.

Isso provavelmente é poque ela come o necessário de pão, o suficiente. Mas, se a tapioca não é tão atraente quanto o pão para você, e aí você não exagera, é outra coisa. Às vezes não é culpa do pão, é de quem come o pão. Tudo bem começar se cuidando evitando alimentos que geram descontrole, mas uma hora será necessário aprender a controlar a mente também.

Por fim, não existe um alimento melhor ou pior para emagrecer, alimentos bons ou ruins para emagrecer, e sim o bom ou mau uso dos alimentos.