Pão branco ou integral: qual é melhor? Quando se trata de emagrecimento as frases mais ditas e ouvidas são “corte o pão”, “comer pão engorda”, “tem que comer o pão integral”, “pão integral é melhor”. Mas, será mesmo? Vamos ver de perto a veracidade dessas afirmações.

Composição do pão branco e do pão integral

Veja na tabela abaixo as diferenças nutricionais entre ambos:

NutrientesPão branco (50 g)Pão integral (50 g)
Calorias140 Kcal113 Kcal
Carboidratos25 g21 g
Proteínas 4 g5 g
Gorduras1 g1 g
Fibras 1 g3 g
Sódio290 mg185 mg
Diferenças nutricionais entre o pão branco e o pão integral. Fonte de consulta: Tabela TACO

Como você pode ver, as diferenças são ínfimas. Portanto, não serão 30 Kcal a mais ou a menos, nem 110 mg de sódio a mais, nem 2 g de fibras a menos que o impedirão de emagrecer.

No entanto, claro que se a sua alimentação não for adequada de maneira geral, tudo isso vai pesando. Por outro lado, se você já pratica uma alimentação saudável de maneira geral, não é o pão branco que vai acabar com a sua saúde ou com o seu emagrecimento.

Inclua o alimento no contexto

O alimento deve ser sempre analisado no contexto geral da alimentação. Então, se a pessoa realmente não gosta de pão integral e prefere comer o pão branco, mas ao mesmo tempo ela consome uma boa quantidade de fibras de outras fontes, como frutas, verduras, legumes, grãos, não é o pão branco que vai tornar a alimentação dela ruim.

Lembre-se sempre que não existem alimentos ruins ou alimentos bons para emagrecer, e sim a maneira como os comemos. Ou seja: 1) porque comemos demais de determinados alimentos e 2) a qualidade geral da nossa alimentação.

Resumindo, esqueça essa história de que comer pão engorda e vá curtir e comer os alimentos que você gosta sem culpa, porém com bom senso, como qualquer coisa na vida. Essa história de cortar pão e outros alimentos para emagrecer rápido já era: não funciona.