Você tem colesterol alto e não entende por que ele não baixa? O livro “O Mito do Colesterol: Porque a diminuição do seu colesterol não reduzirá o risco de doenças cardíacas” vem de encontro à frustração dos pacientes e dos profissionais da saúde, especialmente nutricionistas. A leitura desse livro traz o entendimento dos motivos pelos quais não se obtinha resultados satisfatórios com as dietas para colesterol alto.

O efeito da dieta pobre em colesterol

Nós, profissionais da saúde, fomos ensinados a prescrever a dieta reduzida em colesterol e gordura saturada para baixar o colesterol sanguíneo, e assim fazíamos. No entanto, normalmente depois recebíamos o paciente com os exames piores ainda: o colesterol “ruim” mais aumentado e, o “bom”, mais baixo.

Pesquisas não tão recentes já mostraram que essa conduta dietética não funciona. Não funciona porque não é o colesterol o vilão, e nem a gordura saturada. E, sim, a gordura vegetal hidrogenada e o açúcar: “nutrientes” criados pela indústria alimentícia, e adicionado por ela a praticamente todos os produtos alimentícios que consumimos.

A história do colesterol

Esse livro esclarece toda a manipulação científica, farmacêutica e até mesmo política realizada na século passado em relação ao colesterol. A intenção dessa manipulação, que se concretizou, era comprovar que o colesterol faz mal para a saúde. Dessa forma, conseguiram comprovar que é preciso usar sinvastatina (ou seus similares) para reduzir o risco de infarto.

Na realidade, desde a década de 60 muitos estudos já comprovavam que não era o colesterol o causador de infartos, e que a sinvastatina não reduzia significativamente o risco de infarto.

É impressionante o tamanho da manipulação a que fomos submetidos todos nós. Desde o povo leigo a profissionais de saúde, Sem contar o impacto das consequências para a saúde da população mundial. Se você tem colesterol alto e não consegue bons resultados cuidando da alimentação e/ou usa sinvastatina e não consegue se adaptar devido seus efeitos colaterais ou não se conforma com isso, leia esse livro.

Se você quiser saber mais leia também nosso post sobre alimentação atualizada para lhe proteger de doenças cardíacas.