Kefir de água com açúcar mascavo

Kefir é uma colônia de lactobacilos (já foram identificados mais de 21 cepas) e leveduras, alguns presentes apenas nos grãos de kefir. Kefir pode ser considerado, portanto, um suplemento probiótico. Os grãos de kefir tem aparência enrugada, e os que são fermentados em açúcar mascavo e água têm aparência gelatinosa amarelada, pelo cor do açúcar. Nos Estados Unidos e Europa já existem iogurtes a base de kefir à venda em mercados. Tive a oportunidade de experimentar e é muito gostoso. Infelizmente esses iogurtes ainda não existem ainda no Brasil. Alguns profissionais da área da saúde são contra o uso das colônias de kefir pelo risco de contaminação, afinal, é passado “de mão em mão” sem controle higiênico-sanitário. Eu mesma não indico mais o kefir aos pacientes, pois antes de ir estudar na Bélgica (onde fiz os experimentos do meu doutorado), eu fiz uma tentativa de liofilizar os grãos de kefir (processo de desidratação) no laboratório da Universidade de Passo Fundo para levar os grãos liofilizados para a Bélgica, e durante o processo pude ver crescer vários tipos de fungos nas placas de petry das minhas amostras de filtrado de kefir (o líquido que se coa e se bebe). Cresceram muitos fungos, alguns inofensivos à nossa saúde, mas também alguns patogênicos, como o Aspergillus. Nos grãos não cresceram fungos, motivo pelo qual hoje em dia, quando eu recomendo o uso, indico ingerir um grão. Não existem estudos científicos testando e analisando a ingestão do grão do kefir, eu testei em mim mesma por algum tempo e não tive efeitos colaterais. Quando se trata de kefir, não existem muitas publicações científicas. Quanto aos fungos que cresceram no filtrado, acabei não publicando esses dados, por que não dei continuidade àquele estudo.

Modo de usá-lo:

Em recipiente de vidro, coloque 1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo para 3 colheres de sopa de grãos de Kefir e 250 ml de água mineral, filtrada ou fervida (sempre nesta proporção).

Tampe com a tampa e deixe fermentar por 24 horas em temperatura ambiente. Coe com um coador os grãos, beba todo líquido do copo e reinicie o processo.

O líquido deve ser ingerido em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou ao deitar, após 60-90 minutos da última refeição.

O líquido pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado (mas não deixe na geladeira por mais que um dia). Não misture a sucos de frutas, pela acidez.

Se você for viajar e não puder levar os grãos, mantenha o Kefir sem água e açúcar mascavo em vidro bem fechado com tampa. Se a viagem for mais longa que 2 a 3 dias, pode-se congelar os grãos.

Uma vez por semana convém lavar os grãos num coador em água corrente.

Os grãos multiplicam-se bastante principalmente na estação mais quente, assim pode-se doar porções de grãos para outras pessoas. Caso o tamanho dos grãos comece a diminuir, significa que estão perdendo a vida útil. O tipo de açúcar mascavo pode influenciar na vida dos grãos, portanto, se os grãos não se multiplicarem ou assumirem aparência estranha, troque a marca do açúcar.

Para quem sofre com muita flatulência, distensão abdominal e constipação (prisão de ventre), convém iniciar tomando meio copo apenas, nos primeiros 10 dias de uso, para evitar que esses sintomas piorem inicialmente. O restante pode ser desprezado ou você pode oferecer e partilhar com algum familiar.

O kefir de água com açúcar mascavo possui sabor levemente efervescente e ácido. Para alguns lembra caldo de cana, para outros, um refresco ou guaraná sem gás.

Para os que não toleram o sabor do kefir ou são diabéticos, pode ingerir um grão de kefir ao dia com água, como se fosse um comprimido. No entanto, é necessário realizar todo o processo de açúcar mascavo, água, fermentação de 24h, coar e reiniciar o processo, pois é o açúcar que mantém a colônia viva.

Kefir não se compra, se ganha (ou se pede para quem tem!) 😉

Fonte: escrito pela Nutricionista Adriana Lauffer, baseado em pesquisas (trabalho conclusão de pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, disponível no site) e através da prática clínica.

By |2016-09-27T21:33:28+00:0004/02/2016|Categories: Receitas|Tags: , , , , , , |