Nutricionista Adriana Lauffer

Como lidar melhor com o estresse

como lidar melhor com estresse

Como todo mundo, você sofre diariamente com situações estressantes, seja no ambiente profissional o pessoal de sua vida. O estresse faz parte do nosso dia a dia e, por isso, precisamos aprender a conviver com ele da melhor maneira possível. Mas, então, como lidar melhor com o estresse?

O estresse e o emagrecimento

Todos nós enfrentamos e lidamos com o estresse no nosso dia a dia, e cada um enfrenta e lida à sua maneira. Quem está em processo de emagrecimento, pode se deparar com muita dificuldade de manter o cuidado com a alimentação em situações de estresse. Essa dificuldade pode ter diferentes origens. 

Contudo, para controlar o nível de estresse na sua vida, você precisa, em primeiro lugar, estabelecer prioridades e flexibilizar algumas regras de vida.

As regras que geram estresse

Costumamos ser muito exigentes conosco. Queremos sempre dar o nosso melhor, resolver as situações o quanto antes e dizer sim às pessoas. Porém, seja realista: isso não é possível, em grande parte das vezes. Acontece que, às vezes, criamos inconscientemente regras irracionais, tais como “não posso decepcionar as pessoas”, “preciso dar conta de tudo sozinho”, “não posso demonstrar tristeza”. Às vezes permitimos que essas regras guiem totalmente as nossas vidas. 

Flexibilize suas regras

Modificar regras como essas é muito importante para reduzir o estresse. Primeiro, identifique as suas regras. Depois, experimente flexibilizá-las um pouco e, principalmente, não se cobrar quando algo não sai como o planejado. Você não precisa estar sempre disponível, nunca decepcionar as pessoas ou resolver tudo sozinho. Aprenda a dizer alguns ‘nãos’ para as pessoas e também contar com ajuda e delegar tarefas, quando necessário.

Além disso, analise as regras que você possui em relação às outras pessoas. Muitas vezes, criamos expectativas irreais e esperamos das pessoas atitudes e sentimentos que elas não poderão nos dar. Se você pensa coisas que as outras pessoas “deveriam” ou “não deveriam” fazer, preste atenção.

A necessidade de controle

Reconheça que você não tem todo – ou nenhum – controle sobre as outras pessoas ou determinadas situações. Provavelmente você não conseguirá mudar as outras pessoas, mas conseguirá mudar os seus pensamentos e expectativas. Você não precisa reduzir as expectativas a zero, apenas reduzi-las para que o nível de estresse não seja tão elevado. 

Resgate momentos de lazer

Outra coisa muito importante, inclua ou retome algum hobbie e traga mais prazer e lazer para o seu dia a dia. É comum estarmos vivendo no piloto automático trabalhando muito e cumprindo com compromissos e obrigações, cada vez mais deixando de lado momentos de relax, como ouvir uma música, simplesmente olhar o movimento pela sacada do apartamento. Pense em pequenas coisas que você goste, elas não precisam custar caro, nem exigir muito esforço.

Você gostaria de saber se está com sintomas de estresse? Faça esse teste para saber o nível de estresse

No curso Emagreça Motivado, um curso de emagrecimento, esse é um dos assuntos abordados em uma das aulas, afinal, o estresse costuma atrapalhar bastante o emagrecimento, não é mesmo? Acesse e conheça esse programa de emagrecimento e sinta muito mais motivação para emagrecer.