Existem tantos tipos de açúcar disponíveis no mercado, e com diferentes características, que é natural nos sentirmos perdidos ao escolher. Pensando nisso, reuni abaixo as principais características e informações objetivas sobre cada um, assim, você entenderá de forma clara qual a melhor opção de acordo com seus objetivos.

Tipos de açúcar

Açúcar cristal

É muito comum. Ele possui grãos grandes e transparentes e é mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. É extraído do caldo de cana, e ao ser fabricado, passa por um refinamento leve, retirando cerca de 90% dos sais minerais :( Por ser barato e render bastante, é muito usado na indústria para fabricação de alimentos e no comércio

Açúcar refinado

Também é um dos mais conhecidos. É fabricado a partir da diluição do açúcar cristal. Neste processo, são adicionados produtos químicos como o enxofre, para que ele fique com a cor bem branca e uniforme.

Açúcar de confeiteiro

Como o nome já diz, é o açúcar utilizado na fabricação de receitas “de padaria”, em pães, bolos, doces em geral e coberturas. Os cristais são extremamente finos e delicados, parecendo inclusive farinha. Não é indicado para consumo diário.

Açúcar mascavo

É um dos açúcares mais saudáveis, porque não passa pelo processo de refinamento na indústria. Ele tem a cor caramelo, é obtido através da cana de açúcar e em seguida cozido, fazendo com que seus valores nutricionais sejam preservados. :) Seu sabor se assemelha a rapadura, portanto, não agrada a todos os paladares… Quanto mais escuro melhor (significa que passou por menor número de filtragens).

Açúcar demerara

Seu processo de fabricação é parecido com o mascavo, porém, passa por um refinamento leve (que, vale dizer: recebe pouco ou nenhum aditivo químico). É semelhante ao açúcar mascavo também em  termos nutricionais, porém, seu uso não altera de forma significativa o sabor dos alimentos, então é muito utilizado em receitas saudáveis doces e para adoçar bebidas.

Açúcar orgânico

Seus benefícios estão relacionados ao cultivo da matéria prima (cana de açúcar), que não leva agrotóxicos, e nem no processo de produção industrial não se utiliza enxofre, ácido fosfórico e outros elementos. Para acompanhar a sustentabilidade do produto, a embalagem  deve ser biodegradável. Não é refinado, então possui grãos escuros e grossos, semelhantes aos grãos do açúcar mascavo. É como se fosse um açúcar mascavo, mas a vantagem é estar adquirindo um produto orgânico.

Açúcar “light”

É uma mistura de açúcar refinado com adição de adoçantes artificiais, como ciclamato, sacarina e aspartame. Devido a isso, adoça mais que os demais açúcares e é utilizado em menor quantidade e é menos calórico. 

Açúcar de coco

Ficou famosos nos últimos tempos. Possui baixo índice glicêmico (35), evitando picos de insulina, o que é bom para o emagrecimento. É feito a partir das palmas do coco e seu processo de fabricação não inclui o refinamento, portanto, os nutrientes são mantidos e possui um bom poder de adoçar sem deixar sabor residual. O único probleminha dele ainda é o preço.

PS: O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue.

Qual é o melhor açúcar

Dentro os tipos de açúcar, eu, particularmente, em meus atendimentos como nutricionista, sempre indico o uso do açúcar mascavo. Como o açúcar de coco é muito caro, se o paciente deseja utilizar, sugiro usar o de coco em bebidas e em receitas, o mascavo. No entanto, sempre oriento a redução do açúcar adicionado em bebidas gradualmente até a retirada.

Então, por exemplo: quando a pessoa consome açúcar refinado, oriento a troca pelo mascavo com a mesma quantidade até habituar o paladar com uma graduação de doce menor, e depois ir diminuindo a adição do açúcar até retirar. Independente do tipo de açúcar que você escolher consumir, lembre-se de utilizá-lo com moderação, pois excesso pode prejudicar muito sua saúde e causar doenças.

Se você quer reduzir o seu consumo de açúcar, pode começar lendo o post sobre como trocar o chocolate ao leite pelo amargo, por exemplo, e fazendo receitas de bolos com pouco açúcar.