Quando se trata de emagrecimento saudável, alguns alimentos podem dar uma mãozinha no processo. Os alimentos termogênicos, por exemplo, aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Confira os principais termogênicos naturais:

Café

Sem dúvidas, o café é o mais conhecido de todos os alimentos termogênicos. A cafeína é uma substância estimulante que traz benefícios adicionais (além do efeito termogênico), como aumento da disposição e energia, diminuição do cansaço e melhora do rendimento nas atividades esportivas. Um dado interessante é que o efeito é mais significativo em consumidores não habituais ou em indivíduos sensíveis à cafeína.

Canela

Muito utilizada em diversos pratos, é antioxidante e interessante para aumentar o metabolismo basal. No entanto, o uso da canela não é aconselhável para mulheres grávidas ou mulheres amamentando, e não é recomendado o consumo em excesso para pessoas hipertensas e/ou com problemas de fígado ou rins. Portanto, estas devem consultar um médico caso desejam utilizar.

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é rica em capsaicina, uma substância que favorece o aumento da quebra de gorduras, e aumenta a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas ao dia. Saiba que pimentas doces também possuem esse efeito! No entanto, ela pode causar desconforto gástrico em pessoas sensíveis e sudorese (suor aumentado), e o uso prolongado de capsaicina pode causar gastrite crônica, úlcera duodenal e hepatotoxicidade. 

Gengibre

Além de acelerar o metabolismo, o gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, ou seja, é uma raíz que traz uma série de benefícios para a saúde! Mas, o excesso de gengibre não é recomendado para gestantes pelo risco de aborto, nem lactantes, bem como pessoas com hipotireoidismo, cardiopatias e descontrole de pressão arterial.

Chá verde

O chá verde, por conter catequinas, favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico que ele causa. Além disso, auxilia o sistema digestivo, reduz o colesterol “ruim” e promove a saciedade. Segundo especialistas, para provocar efeito termogênico, a quantidade recomendada é de 3 a 4 xícaras, no máximo, diariamente. Porém, pessoas hipertensas, com problemas digestivos ou ansiosas devem evit-alo. Além disso, causar nervosismo, insônia e taquicardia.

Chá de hibisco

Além de termogênico, o chá de hibisco é facilitador do processo digestivo e também evita a retenção de líquidos no organismo. Quantidade diária máxima recomendada é 1 litro de chá fraco ao dia.

Gorduras boas: azeite de oliva e alimentos ricos em Ômega 3

Além de acelerar o metabolismo, o azeite de oliva possui antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados que atuam sobre a hipertensão arterial. É um super alimento!

Quanto ao ômega 3, é encontrado em peixes como salmão e atum, oleaginosas e também em forma de cápsulas (clique aqui e saiba como escolher um produto de qualidade).  Ele acelera o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Fibras

Os alimentos ricos em fibras tem uma digestão mais lenta e o esforço exigido na digestão desses alimentos gera um maior gasto de energia pelo corpo, gerando também impacto na aceleração do metabolismo. Por isso, é importante a escolha de alimentos integrais e um consumo diário adequado de verduras e legumes, principalmente folhosos, e de frutas com casca.

Cuidados ao usar termogênicos

  • Mesmo sendo alimentos naturais, a individualidade precisa ser respeitada.
  • Existem contra-indicações para o consumo de termogênicos, conforme orientações acima.
  • Além disso, quando consumidos em excesso, os alimentos termogênicos podem causar efeitos colaterais como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.
  • Respeite as recomendações do seu médico/nutricionista.

Termogênicos funcionam?

Os alimentos termogênicos só cumprem sua função de aumentar a queima calórica se você praticar atividade física. Não adianta ingeri-los e ficar sentado no sofá. Os alimentos termogênicos servirão como coadjuvantes, e nunca protagonistas do seu emagrecimento. Você precisa levar um estilo de vida saudável, com alimentação adequada e exercícios regulares. Os termogênicos aumentam o metabolismo em (apenas) 2-5% acima do gasto energético diário. Procure sempre um profissional!

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