Alimentos funcionais são alimentos que, além da função de nutrir, exercem outras funções no nosso organismo, podendo aliviar sintomas de doenças, curar totalmente ou parcialmente ou prevenir doenças. Os alimentos funcionais são usados pela nutrição funcional.

Funções e benefícios dos alimentos funcionais

  • Antioxidante, combate radicais livres, melhora ação da vitamina A e E e ação de enzimas antioxidantes do organismo;
  • Melhora da pressão arterial, glicose, triglicérides, colesterol;
  • Cardio protetor, previne coágulos, reduzindo risco de infarto e doença arterial coronariana;
  • Melhora da degeneração macular e catarata;
  • Reduz risco de câncer de próstata, pulmão e estômago, protege e inibe tumores em geral;
  • Melhora sistema imunológico;
  • Ação anti inflamatória, antibiótica, antibactericida, antifúngica e antiviral;
  • Ação desintoxicante, melhora metabolismo das gorduras, melhora da digestão e do funcionamento intestinal;
  • Modula ação do hormônio feminino (estrogênio);
  • Melhora do stress, cansaço, desânimo ansiedade e depressão.

Quais são os alimentos funcionais

  • Frutas em geral, frutas cítricas, melão, nectarina, laranja, mamão, maçã, melancia, goiaba, cereja, berries, açaí, uva, suco de uva;
  • Chás, água de coco, chá verde;
  • Hortaliças, espinafre, mostarda abóbora, brócolis, molho de tomate, cenoura, milho, brócolis, agrião, repolho verde e roxo, couve de bruxelas, couve manteiga, nabo, rabanete, rúcula, couve-flor, rábano, berinjela;
  • Leguminosas, soja;
  • Azeite de oliva extra virgem, óleo de linhaça extra virgem, linhaça triturada ou hidratada, óleo de girassol, milho, canola e soja, nozes, castanha do pará, avelã, pistache;
  • Gema de ovo, peixes;
  • Aveia, farelo de arroz;
  • Alecrim, sálvia, hortelã, orégano, salsinha, manjericão, coentro, hortelã, endro, lavanda, alecrim, sálvia, tomilho, capim-limão, melissa, manjericão, alcaravia, mentas, cardamomo, erva-doce, hortelã-pimenta, alho, cebola crua (principalmente a roxa);
  • Iogurtes naturais.

Substâncias dos alimentos funcionais

  • Flavonóides: antocianinas, flavanas, flavononas, flavonóis, isoflavona;
  • Carotenóides: licopeno, alfa-caroteno, beta-caroteno, gama-caroteno, luteína, xantinas, capsantina, crepsoxantina, zeaxantina, astaxantina;
  • Ômegas: 3, 6 e 9;
  • Catequinas, teflavinas, tearubiginas, ácido ursólico, e carnosólico, diterpenos, luteolina, campferol, carvacrol, timol, ácido rosmarínico, monoterpenos, miristicina, limonenos, mentatrieno, luteolina, orietina, vicenina, eugenol, e muitos outros;
  • Terpenóides: carvona, cineol, farnesol, geraniol, limoneno, mentol, alfa-pineno, álcoolperilil, aliina, ajoeno, alicina, tiosulfinetos, alil-mercaptano, sulfeto dialil, fructanas, quercetina, ácidos fenólicos, saponinas, fructanos, indóis, isotiocianatos, entre muitas outras.