A anemia ferropriva pode ocorrer por alimentação inadequada, absorção inadequada por diarreia, uso de medicamentos, necessidades aumentadas, como na adolescência e vida adulta da mulher, gestação, etc, ou por perda aumentada de sangue, como fluxo intenso de menstruação, entre outras causas.

Quando a hemoglobina mostra-se baixa, significa que o seu estoque de ferro está depletado há muito tempo. Mede-se o estoque de ferro através do exame de ferritina no sangue.

Sinais de anemia: baixa resistência a exercícios físicos, fadiga, inapetência, anormalidade no crescimento de crianças, pálpebras descoradas, mucosas hipocoradas, unhas em forma de colher, atrofia das papilas linguais, glossite, estomatite angular.

Existem substâncias, como oxalato e fitato, em certos alimentos que dificultam a absorção do ferro e, por isso, a refeição deve ser acompanhada  de uma fonte de vitamina C, como um pedaço de fruta cítrica ou suco cítrico. Esses alimentos são:

Alimentos ricos em oxalatos: abobrinha, aipo, agrião, aspargo, ameixas, amendoim torrado, batata-doce, berinjela, beterraba, couve, café, cacau, chocolate, chá preto, escarola, espinafre cozido, figo, feijão, framboesa, jabuticaba, morango, nozes, pimentão verde, quiabo, salsa, tomate.

Alimentos ricos em fitatos: alimentos integrais.

Fontes de vitamina C: laranja, limão, kiwi, maracujá, tomate, couve-flor, pimentão, morango, abacaxi, bergamota, repolho, abóbora, acerola, goiaba.

O que fazer:

A terapia medicamentosa para reposição de ferro, de preferência ferro quelado a sulfato ferroso, pois o quelado tem absorção melhor e dá menos efeitos colaterais. Podem ocorrer reações como: náuseas, constipação intestinal, fezes pretas, diarreia, azia, distensão abdominal, especialmente com uso de sulfato ferroso.

O ferro é mais bem absorvido com estômago vazio.

Mantenha a terapia de reposição de ferro por vários meses, mesmo com níveis adequados de hemoglobina, permitindo completa reposição dos estoques orgânicos de ferro. O ideal é fazer exame de ferritina para avaliar se o seu estoque de ferro normalizou. Uma ferritina boa deve estar entre 50-100mg/dl.

ALIMENTOS RICOS EM FERRO:

De origem animal:
Fígado bovino e de galinha, carne bovina, coração de galinha, carne suína e pescados, gema de ovo.
Esses alimentos contêm o “ferro heme”, que é mais bem absorvido, mesmo sem ajuda da vitamina C.

De origem vegetal:
Feijão, lentilha, beterraba, espinafre, acelga, ervilha, couve-manteiga, brócolis, moranga, salsa.
São alimentos que contêm o “ferro não heme”, que é pobremente absorvido pelo organismo, e necessita ajuda da vitamina C.

Portanto, sempre que consumir esses alimentos inclua na refeição suco de frutas cítricas ou a própria fruta de sobremesa.

Para saber mais sobre as fontes de ferro, você pode consultar as mesmas tabelas disponíveis no post sobre hemocromatose: clique AQUI.