Nutricionista Adriana Lauffer

Livro Pense Magro

livro pense magro

Você quer emagrecer e nunca consegue? Quando percebe já comeu, sente culpa e acha que está tudo perdido? Esta é uma situação muito comum entre as pessoas que querem emagrecer. E é justamente para dar ferramentas e entendimento para lidar com estes padrões de comportamento e pensamento é que recomento a leitura do livro “Pense Magro: A Dieta Definitiva de Beck” por Judith Beck (a venda na Amazon do Brasil).

A maneira de pensar

Eu gosto de indicar esse livro porque ele ajuda a pessoa que quer emagrecer a entender o que a faz engordar, quais as diferenças – seja na maneira de pensar ou de se comportar – entre a pessoa que se mantém num peso adequado e a pessoa que está acima do peso.

Ensina, portanto, a identificar comportamentos e pensamentos sabotadores da dieta. Eu não gosto do termo dieta, prefiro plano alimentar, mas ficará mais fácil usando-o aqui nesse contexto. Inclusive, o conteúdo do livro não se trata de nenhuma dieta mágica, ok?

Além de ensinar a identificar quais são os seus padrões de pensamentos sabotadores, ensina como lidar com eles de maneira saudável. Ensina como não cair mais na “armadilha” desses pensamentos. Se você tem muitos pensamentos, como:

  • Eu não deveria comer isso, mas está tão bom;
  • É só mais um pouquinho;
  • É só hoje;
  • Já estraguei tudo mesmo
  • É um momento especial;
  • Final de semana pode;
  • Estou pagando;
  • É de graça;
  • Não vai fazer diferença;
  • Não sei quando comerei isso de novo;
  • Está todo mundo comendo;
  • Eu mereço essa recompensa e por aí vai…

Você precisa ler esse livro! Eu gosto muito do Volume 1, os demais volumes são “Pense Magro – Livro de Tarefas“, “Pense Magro – Por Toda a Vida“, que são repetições do mesmo tema e não são trabalhados da forma didática como no volume 1.

A técnica utilizada

Esse livro apresenta várias atividades que deveriam ser feitas pelo leitor, como alguns diários. Isso se deve à técnica que a autora utiliza para treinar o cérebro para essa mudança na forma de pensar. A mudança é buscada através da terapia cognitivo comportamental, uma linha da Psicologia. Faz parte dessa abordagem ter “temas de casa”, quem já consultou psicólogo dessa linha de trabalho sabe.

Infelizmente, tem muita gente que simplesmente abandona a leitura porque não quer fazer as tarefas. Não faça isso, leia o livro! Só o fato de você  ler já vai lhe ajudar entender como a sua mente funciona, porque você se sabota, como, quando e por que você faz isso consigo mesmo, e melhor ainda, como lidar com isso, como mudar o seu comportamento!

Mas, enfim, pelo menos a primeira tarefa eu sempre peço que façam, que é escrever a lista de vantagens de emagrecimento. Isso ajuda a dar clareza e foco!

O suporte que o livro dá

Os meus pacientes que leem esse livro, e especialmente aqueles que fazem as tarefas (infelizmente muito poucos) têm ótimos resultados. O livro dá um suporte muito bom entre as consultas. Eles emagrecem com mais constância e se mantêm magros com mais facilidade. É muito nítida a mudança do comportamento e da forma de pensar: eles se tornam muito mais racionais em relação à alimentação, desenvolvendo um comportamento muito mais saudável com o alimento.

É um livro tranquilo de ler, porque ele é uma espécie de programa: o dia 1, dia 2, dia 3… e cada “dia do livro” são em média 3 páginas. Então, não é um livro que você necessariamente lê “numa sentada”!

Sobre a autora

Para terminar, a autora desse livro, a Judith Beck, nada mais é que a filha do Beck, o psiquiatra que criou a linha cognitivo comportamental. No início, essa abordagem era usada para tratar depressão, vícios e fobias. Mas, Judith, que também queria emagrecer, percebeu que padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais estavam presentes também na obesidade. Foi quando ela emagreceu e começou a usar a técnica em seus pacientes, e isso tudo resultou nesse maravilhoso livro! Boa Leitura!

Se você gostou desse livro, acredito que irá gostar do livro Você tem fome de quê? e do livro O poder do hábito.