As saladas são fundamentais na dieta de qualquer pessoa que se preocupa com a sua saúde. Mas isso não é novidade. Porém, talvez você esteja se perguntando: qual é a vantagem de colocá-la ou não dentro de um pote de vidro?! Muitas! Vou te mostrar como montar salada no pote!
Vantagens da salada no pote
Dentro do recipiente a salada fica muito mais fácil de ser transportada para o trabalho, por exemplo, e ocupa menos espaço para carregar. A salada no pote de vidro é um jeito inovador de comer salada, o que pode te motivar a comer mais verduras, auxiliando na busca por uma alimentação mais balanceada e saudável.
Porque usar pote de vidro
Utilizando o frasco de vidro, a salada se manterá fresca e, sendo bem fechado, não há risco do molho vazar e dura cerca de 1 semana se armazenada de forma correta, além de o vidro ser reutilizável. Outra vantagem do pote de vidro, é que o mesmo é livre de BPA (ou bisfenol-A), um composto utilizado na produção de plásticos que é prejudicial à saúde.
Dicas para montar a salada no pote:
- Opte por frascos de vidro de boca larga, que são bem mais fáceis de preencher.
- Aproveite a noite de domingo para montar as saladas de todos os dias da semana.
- Na hora de preparar as saladas, monte “etapas” com os ingredientes e depois só vá colocando cada um dentro de cada pote. (Por exemplo, deixe todas as folhas de alface já lavadas em uma vasilha; todos os pepinos já cortadinhos etc., e depois só vá distribuindo um pouco em cada pote).
- Lave muito bem todos os ingredientes antes de colocá-los no pote. No caso das folhas, lave-as e seque-as bem.
- Dê preferência ao tomate cereja em vez do tomate tradicional picado (já que ele solta muita água quando cortado).
- Varie sempre que possível a montagem da salada para não enjoar.
Como montar salada no pote
- Você pode começar montando pelo molho. Adicione no fundo do vidro o molho de sua preferência. A quantidade varia de acordo com o tamanho do pote. Para um pote de 500 ml, use cerca de 3 colheres de molho. Prefira os que sejam feitos à base de limão e azeite.
- Em seguida, coloque legumes e verduras mais pesados e que podem ficar em contato com o molho – que não irão absorver-lo, por exemplo, grão de bico, feijão, pepino.
- Depois coloque legumes e verduras que não podem ficar em contato com o molho (por exemplo, tomate, ervilha, milho etc.).
- Continue colocando as camadas, dando preferência aos legumes e tubérculos. Certifique-se de que cada camada fique bem apertadinha; quanto menos ar tiver dentro do pote, mais fresquinha ficará a salada.
- Coloque folhas verdes, como rúcula, alface, manjericão etc. No topo, elas criam uma barreira de umidade que impede que toda a salada fique encharcada.
- Coloque ingredientes leves e cortados em pedaços pequenos, como frutas em cubinhos, por exemplo, mas é opcional essa etapa.
- Por fim, acrescente grãos pequenos e sementes, como linhaça, gergelim, chia, quinua, amêndoas laminadas etc.
- Se você quiser incluir queijo e oleaginosas, adicione-os depois. Mantenha o frasco na geladeira. Se você quiser incluir uma proteína, como frango, basta colocá-lo no topo das folhas verdes na parte da manhã, no dia que você vai comer a salada.
Pronto. Quando estiver pronto para comer a salada, basta sacudir o vidro para misturar o molho e consumir! Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como montar, você pode ver esse vídeo e mais referências para combinação de ingredientes. Abuse da criatividade na hora de montar a sua salada, lembrando que quanto mais alimentos coloridos você utilizar mais nutritiva ela ficará.
Gostou dessa dica? Então você poderá gostar da Receita Saladão de Verão.