A anemia ferropriva, ou seja, anemia por carência de ferro, é comum e normalmente está ligada à alimentação inadequada. Sendo assim, vamos conhecer os alimentos bons para anemia? Primeiramente, vamos relembrar as causas e os sintomas.

Causas da anemia

A anemia pode ocorrer por diversas razões. Elas podem ser:

  • Alimentação inadequada;
  • Absorção inadequada por diarreia;
  • Uso de medicamentos que interferem na absorção;
  • Necessidades aumentadas, como na adolescência e vida adulta da mulher, gestação;
  • Perda aumentada de sangue, como fluxo intenso de menstruação, entre outras causas.

Quando a hemoglobina mostra-se baixa no hemograma, significa que o seu estoque de ferro está depletado há muito tempo. Mede-se o estoque de ferro através do exame de ferritina no sangue.

Sintomas de anemia

Baixa resistência a exercícios físicos, fadiga, inapetência, anormalidade no crescimento de crianças, pálpebras descoradas, mucosas hipocoradas, unhas em forma de colher, atrofia das papilas linguais, glossite, estomatite angular.

Alimentos bons para anemia

Alimentos de origem animal ricos em ferro

São alimentos que contêm o “ferro heme”, que é mais bem absorvido, mesmo sem ajuda da vitamina C. São eles: fígado bovino e de galinha, carne bovina, coração de galinha, carne suína e pescados, gema de ovo.

Alimentos de origem vegetal ricos em ferro

São alimentos que contêm o “ferro não heme”, que é pobremente absorvido pelo organismo, e necessita ajuda da vitamina C. Portanto, sempre que consumir esses alimentos inclua na refeição suco de frutas cítricas ou a própria fruta de sobremesa. São eles: feijão, lentilha, beterraba, espinafre, acelga, ervilha, couve-manteiga, brócolis, moranga, salsa.

Para saber mais sobre as fontes de ferro, você pode consultar as mesmas tabelas disponíveis no post sobre hemocromatose: clique AQUI.

Alimentos que interferem na absorção de ferro

Existem substâncias, como oxalato e fitato, em certos alimentos que dificultam a absorção do ferro e, por isso, a refeição deve ser acompanhada  de uma fonte de vitamina C, como um pedaço de fruta cítrica ou suco cítrico. Esses alimentos são:

Alimentos ricos em oxalatos

Alimentos ricos em oxalatos dificultam a absorção de ferro. São eles: abobrinha, aipo, agrião, aspargo, ameixas, amendoim torrado, batata-doce, berinjela, beterraba, couve, café, cacau, chocolate, chá preto, escarola, espinafre cozido, figo, feijão, framboesa, jabuticaba, morango, nozes, pimentão verde, quiabo, salsa, tomate.

Alimentos ricos em fitatos

Alimentos ricos em fitatos dificultam a absorção de ferro. São eles: os alimentos integrais.

Fontes de vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C aumentam a absorção de ferro de origem vegetal. São eles: laranja, limão, kiwi, maracujá, tomate, couve-flor, pimentão, morango, abacaxi, bergamota, repolho, abóbora, acerola, goiaba.

Suplementos de ferro

Quanto à terapia medicamentosa para reposição de ferro, dê preferência ao ferro quelado em detrimento ao sulfato ferroso, pois o quelado tem absorção melhor e dá menos efeitos colaterais. Os efeitos colaterais são: náuseas, constipação intestinal, fezes pretas, diarreia, azia, distensão abdominal, especialmente com uso de sulfato ferroso.

O ferro suplementado é mais bem absorvido com estômago vazio.

Mantenha a terapia de reposição de ferro por vários meses, mesmo com níveis adequados de hemoglobina, permitindo completa reposição dos estoques orgânicos de ferro. O ideal é fazer exame de ferritina para avaliar se o seu estoque de ferro normalizou. Uma ferritina boa deve estar entre 50-100 mg/dl.