Você trata-se para depressão ou ansiedade e não percebe melhora? O problema pode não estar apenas na sua mente! Sabia que estudos científicos mostram que há relação entre alimentação, humor e saúde intestinal?

Relação entre alimentação, humor e saúde intestinal

Como está a sua digestão, o funcionamento do seu intestino e a sua alimentação? Esta pergunta pode soar estranha, mas o seu trato gastrointestinal e a sua alimentação estão diretamente relacionados ao equilíbrio do seu humor.

O humor é modulado principalmente pela serotonina, um neurotransmissor que também regula o sono, o apetite e o funcionamento do próprio intestino.

O mais interessante disso tudo é que são as células intestinais que produzem 80 a 90% da serotonina e, para isso, elas precisam de alguns nutrientes, como:

  • Triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, encontrado em poucos alimentos;
  • Vitaminas, como as do Complexo B, vitamina C;
  • Minerais, como o Magnésio;
  • Gorduras boas, como ômega 3;

Porém, para absorver os nutrientes em geral, é necessário que o trato gastrointestinal esteja funcionando adequadamente, ou seja, sem sintomas de má digestão ou de distúrbios intestinais, como diarreia, constipação (prisão de ventre), flatulência, etc.

Portanto, é importante que esteja com pH adequado para absorver adequadamente os nutrientes e, então, produzir a serotonina.

Se o seu trato digestório não está bem, como você vai absorver corretamente os nutrientes e produzir adequadamente a sua serotonina? Sobre qual serotonina seu medicamento antidepressivo inibidor da recaptação de serotonina vai agir se você não a produz adequadamente? É preciso dizer mais alguma coisa? Não!