Pipoca… Tão esquecida nos planos alimentares embora seja tão gostosa, rica em fibras e versátil! Ela é ótima para servir de aperitivo com as amigas, para ver filmes a tarde com o seu amor e para até mesmo para levar de lanche para o trabalho. A pipoca acalenta nossos corações, no entanto, sabia que muita gente que não sabe como fazer pipoca?

Como fazer pipoca sem gordura

Coloque meia xícara de milho (88 Kcal) e 2 col sopa de água em um recipiente de vidro alto e cubra com filme plástico. Faça furinhos no plástico e leve ao micro-ondas por cerca de 6 minutos em alta potência. O tempo no micro vai variar conforme o aparelho, portanto, fique por perto na primeira vez que você fizer e calcule o tempo que levou para estourar tudo. 

Na panela, para saber quando a pipoca está quase pronta, conte 2 segundos entre um estouro e outro. Se passar desse tempo, desligue ou baixe o fogo e espere os últimos grãos estourarem.

Como fazer pipoca doce

Ingredientes: 5 colheres (sopa) de óleo, 5 col sopa de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 3 colheres (sopa) de água, 1 colher (sopa) de chocolate em pó. Em uma panela, adicione todos os ingredientes e misture delicadamente. Desligue o fogo quando o intervalo de tempo entre os estouros da pipoca diminuir. Receita do site Tudo Gostoso.

Benefícios da pipoca

Na casquinha da pipoca tem antioxidantes e fibras e na polpa tem amido resistente, um carboidrato do bem! É por esse carboidrato que a pipoca é considerado um alimento que pode ajudar no emagrecimento, pois é um carboidrato que dá saciedade.
Uma porção de 25 g de pipoca tem mais fibras que muita fatia de pão integral por aí. O “problema da pipoca” começa quando a quantidade de sal, óleo e outras coberturas são exageradas.

Valor calórico e quantidade de fibras da pipoca

Olha só: em 100 g de pipoca salgada tem 448 Kcal e 10 g de fibra. Agora, considerando as porções usuais de consumo, 1 saco grande (25 g) tem 112 Kcal e 2,5 g de fibra, 1 saco médio (20 g) tem 89 Kcal e 1 saco pequeno (15 g) tem 67 Kcal. Levando em conta que um lanche da tarde (se você faz dois lanches) deve ter entre 100-150 Kcal, tá valendo muito!