Nutricionista Adriana Lauffer

como substituir ovos em receitas

Como substituir ovos em receitas

Quando lidamos com restrições alimentares, devido à sensibilidades ou intolerâncias alimentares, acabamos enfrentando muitos desafios para ter opções para se alimentar. Quando se trata de excluir ovos, um alimento tão versátil, enfrenta-se um desafio ainda maior, que são como substituir ovos em receitas. Aqui nesse post eu trago algumas formas de fazer isso:

Gelatina

A mistura de 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor com 1 colher (sopa) de água fria, adicionados posteriormente em 2 colheres (sopa) de água fervendo fará o mesmo que o ágar-ágar quando ficar esponjosa. Para mais ovos, continue usando a mesma proporção.

Bicarbonato de sódio com vinagre

Se a finalidade do ovo na receita é dar leveza, simplesmente adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato e 1 colher (sopa) de vinagre para cada ovo necessário.

Água com gás

Além de fazer bolos crescerem, 60 ml de água com gás pode fazer o mesmo trabalho que 1 ovo, além de deixar a mistura leve.

Ágar-ágar

Misture 1 colher (sopa) desse pó com 1 colher (sopa) de água para cada ovo que deseja substituir e dê a liga que a receita pede.

Chia e linhaça

1 colher (sopa) de chia ou linhaça + 3 colheres (sopa) de água são equivalentes a 1 ovo para dar liga em receitas. É só deixar a mistura de molho por cerca de 15 minutos. Ela vai criar uma espécie de geleia que será o substituto perfeito do ovo.

Sabor de ovos

Às vezes, os ovos não são uma parte essencial da receita, mas fazem diferença no resultado final. Para dar aquele leve sabor de ovos à receita, use sal negro. Por ter origem vulcânica, ele tem um pouco de sabor e cheiro de enxofre, que lembra um sabor de ovo. Para empanar, é só substituir os ovos por água. Ela vai fazer a farinha grudar e o resultado será bem parecido com a receita original.

Gostou dessas dicas? Então veja receitas de bolos sem ovos.