Como fazer iogurte em casa? Qual o melhor iogurte para comprar? E, afinal, tem diferença entre iogurte e bebida láctea? Vamos esclarecer neste texto todas essas dúvidas com a participação da Carolina Assumpção, Engenheira de Alimentos e mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e você vai ficar sabendo tudo sobre iogurte!
Diferenças entre bebida láctea e iogurte
Muitas pessoas não sabem, mas há diferença entre iogurte e bebida láctea. A bebida láctea é mais líquida e trata-se de uma mistura de leite (que pode ser integral, desnatado ou parcialmente desnatado) com o soro do leite (que é o subproduto da produção do queijo).
Ela contém leite fermentado, fermentos lácteos e outros produtos alimentícios como polpa de frutas, mel, açúcar, espessantes, amido, corantes, estabilizantes e por aí vai. A base láctea do produto deve corresponder a pelo menos 51% do total do alimento. “Teoricamente, a bebida láctea tem maior teor de lactose por não ser fermentada e por ter adição de soro de leite, aonde se concentra a maior parte da lactose do leite”, fala Carolina. Normalmente a bebida láctea é mais barata por ter em sua composição uma quantidade menor de nutrientes: por ter menos leite e mais soro.
O iogurte é o leite coagulado produzido através de leite fermentado por bactérias, por isso possui uma consistência mais cremosa. Então, para ser considerado iogurte, o leite deve ser fermentado por micro-organismos específicos, usualmente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Essa fermentação contribui para a formação das características finais do produto.
“Os iogurtes variam entre desnatados e integrais, dependendo da quantidade de gordura presente e podem ter adição de amido, segundo a legislação brasileira. Costumamos dizer que o “iogurte verdadeiro” é aquele que tem somente 2 ingredientes: leite e fermento lácteo (que são os micro-organismos)”, fala Carolina.
Qual é melhor: iogurte ou bebida láctea?
Do ponto de vista nutricional, o iogurte é melhor, pois possui maior teor de proteínas, cálcio e bactérias probióticas, aquelas bactérias boas para o nosso organismo. Por isso, seu consumo regular pode ajudar a manter a microbiota intestinal saudável, e sabemos o quanto é importante para a nossa saúde geral.
A bebida láctea apresenta menor teor calórico e é mais barata, porém, levar em conta apenas as calorias e o preço não é o suficiente quando falamos em boa nutrição e saúde. É necessário analisar de forma global os benefícios de cada alimento e, como foi dito antes, a bebida láctea tem menor valor nutritivo em relação ao iogurte. No entanto, ela é uma boa fonte de lactoferrina, um tipo de proteína presente no soro do leite que é boa para a imunidade, pois é um antibiótico natural.
Qual é o melhor iogurte?
Nas prateleiras do supermercado variedades não faltam e novas embalagens e sabores surgem a todo momento. Mas, tenha em mente que, quanto mais natural, melhor. Ou seja, o iogurte ideal é aquele que tem apenas dois ingredientes: leite e fermento natural, ou no máximo 3 ingredientes, em que o terceiro seria um espessante.
Se você tiver a oportunidade de fazer em casa o seu próprio iogurte, seria excelente (receita abaixo)! Caso contrário, observe a lista de ingredientes dos produtos no supermercado e siga a dica: quanto menos ingredientes o produto tiver, melhor: mais natural e saudável é o iogurte.
O que é o preparado de fruta
Evite especialmente aqueles iogurtes que trazem na sua composição “preparado de fruta” ou “preparado de mel” ou algo similar. Se você parar para ler a composição desses preparados, vais ficar até preocupado, pois ter adição de muitos corantes, aromatizantes, muito açúcar, espessantes e xaropes, ingredientes péssimos para a saúde. Outros produtos podem não conter açúcar, mas trazem na composição maltodextrina (proveniente do amido, é um tipo de açúcar) e adoçantes, e não é recomendado consumir adoçantes no dia-a-dia, a não ser que você seja diabético.
Para o que servem os amidos
Muitas marcas adicionam à composição além de açúcar, uma quantidade considerável de carboidratos, como os amidos, deixando o iogurte pouco benéfico para a saúde. De qualquer forma, qualquer iogurte pode ser adicionado de ATÉ 1% de amido, segundo a legislação brasileira. Isso serve para que o produto adquira mais consistência e para evitar a separação do iogurte do soro (aquela “aguinha”). Observe na tabela de informação nutricional a proporção entre gramas de carboidratos e proteínas, e evite aqueles que contenham mais de 10 g de carboidrato.
Conclusão, tratando-se de iogurtes, é melhor você comprar um iogurte natural (aquele azedinho, sabe?), bater com 1 fruta e adoçar em casa com um pouco de açúcar mascavo. Dá mais trabalho, mas será muito mais saudável! Seu alimento estará muito mais próximo da natureza!
Receita de iogurte natural caseiro
Abaixo, você pode conferir a receita completa para produzir seu próprio iogurte.
Ingredientes
- 2 litros de leite semi desnatado
- 170 g aproximadamente de iogurte integral (consistência firme)
Modo de preparo
Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se conseguir manter o dedo por 10 segundos significa que está no ponto.
Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida.Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente ou dentro do forno desligado. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto.
Importante: Se o tempo estiver frio (outono/inverno), a dica é ligar o forno antes de colocar a panela e deixar aquecer e desligar. Isso cria um ambiente quentinho para o iogurte “trabalhar” e se formar. Caso esfrie muito, retire o iogurte e aqueça novamente o forno depois de algumas horas e coloque a panela com ele desligado. Mas a temperatura deve ficar apenas morna, ok? Se você gosta de iogurte mais consistente, basta retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.
Rendimento: 10 porções de 95 calorias aproximadamente.
Gostou desse post? Então você poderá gostar do post sobre os tipos de leite.
Fonte da receita: blogdamimis.