Sobre a Nutricionista

Uma nutri e duas paixões!

Entrar para o universo da nutrição me fez enxergar o ato de comer de outra maneira. Sou Adriana Lauffer, uma nutricionista apaixonada por duas áreas especiais: comportamento alimentar/nutrição comportamental e gastroenterologia.

A gente superestima o que pode fazer em um mês,

e subestima o que pode fazer em um ano.

> Minha história com o comportamento alimentar x emagrecimento e saúde

A paixão pelo estudo do Comportamento Alimentar surgiu ao longo dos anos de prática clínica nos meus consultórios em São Leopoldo e Porto Alegre. O desejo de entender mais sobre as dificuldades dos pacientes para emagrecer e para melhorar saúde, e a busca por tentar proporcioná-los mais resultados me levaram nessa direção.

Se preferir veja o vídeo desse conteúdo:

Cheguei a iniciar a faculdade de Psicologia em 2013, mas eu realmente estava muito cansada naquela época, pois estava no último ano do doutorado, tinha a recém voltado da Bélgica, retomando os atendimentos em São Leopoldo, abrindo meu consultório em Porto Alegre… Então, acabei mudando de ideia e preferi focar no aprendizado de técnicas mais direcionadas à mudança de comportamento alimentar, como a abordagem cognitivo comportamental para transtornos alimentares. Foi então quando fiz a formação em Transtornos Alimentares e Obesidade no Instituto Wainer em Porto Alegre e as duas formações em coaching nutricional com as nutris pioneiras na área, Ísis Moreira e Gládia Bernardi.

Porém, o desejo de estudar Psicologia sempre me acompanhou, e decidi em 2020 retomar essa graduação. Também em 2020 iniciarei pós-graduação em Ciências Cognitivas. Esses conhecimentos vão agregar muito ao meu trabalho como nutricionista comportamental.

Então, quando se trata de emagrecimento, o meu trabalho é baseado em reeducação, mudança do comportamento alimentar e na mudança da relação com a comida, utilizando conhecimentos da nutrição clínica, da nutrição comportamental, técnicas de coaching, entrevista motivacional e abordagem cognitivo comportamental, para emagrecimento, saúde e qualidade de vida. Para entender mais sobre a minha abordagem para emagrecimento, acesse:

> Minha história com a Gastroenterologia e Nutrição

O interesse pela Gastroenterologia surgiu logo no primeiro semestre da faculdade de Nutrição, nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia. Até cogitei estudar medicina, mas eu não queria lidar com medicamentos, e sim com alimentos… Hoje agradeço por ter me dado conta disso! Foi então quando segui o conselho da professora Andrea Bulhões e fiz mestrado em Gastroenterologia, depois fiz o doutorado também nessa área, o qual fiz parte no exterior, em Leuven, na Bélgica.

Formação

Sou formada em Nutrição pela Universidade Feevale (2006), especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria (2008), especialista em Nutrição Clínica com Ênfase em Adulto pela Unisinos (2010), sou mestre (2010) e doutora em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Faculdade de Medicina da UFRGS (2014).

Morei em Leuven (Bélgica) em 2012, onde realizei através de PhD Sandwich os experimentos do meu doutorado em uma das universidades mais tradicionais da Europa, a KU Leuven (desde 1425) onde fica o laboratório de pesquisa experimental TARGID, chefiado por um dos pesquisadores mais ilustres na área da Gastroenterologia, o belga Dr Jan Tack.

Fiz formação em coaching pela Nutrition Coaching (2015), com a nutricionista e coach pioneira no ramo do coaching na nutrição, Ísis Moreira e em seguida com Gládia Bernardi.

Em 2016 e 2017 fiz a Formação em Transtornos Alimentares e Obesidade (compulsão, anorexia, bulimia e obesidade), no renomado Instituto Wainer em Porto Alegre, referência em Terapia Cognitiva Comportamental.

Em 2018 me dediquei à criação do meu projeto Emagreça Motivado – O suporte que você precisa para emagrecer, que é um curso on line de mudança de comportamento alimentar para emagrecimento.

Em 2019 estive envolvida na participação do grupo de estudos NCA – Núcleo de Comportamento Alimentar no InTCC em Porto Alegre, um grupo de estudos semanal sobre comer transtornado e transtornos alimentares formado também por psicólogos e psiquiatras especialistas na área do comportamento alimentar.

Atualmente, em 2020, retomei a minha segunda graduação em Psicologia e iniciei pós graduação em Ciências Cognitivas para aprimorar e elevar a outro patamar o meu trabalho como nutricionista comportamental.

Não existe meta impossível, apenas prazo mal colocado.

Recebo para atendimento adolescentes, adultos e gestantes (não atendo mais crianças e bebês) que procuram mais qualidade de vida, emagrecimento saudável, e tratamento para algumas doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes tipo 2 não insulino-dependente e, obviamente, tratamento para distúrbios gastrointestinais, como hipersensibilidades, alergias e intolerâncias alimentares, refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerativa, doença de crohn, doença celíaca, etc.

Não atendo atletas nem pessoas que desejem hipertrofiar, pois não me identifico com essas áreas.

Locais de atendimento

Atendo em dois consultórios: Consultório em Porto Alegre e o Consultório em São Leopoldo.

PS.: atendo apenas particular.