Nutricionista Adriana Lauffer

Síndrome do intestino irritável: o que é e o que causa

o que é e o que causa a Síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável: o que é e o que causa? A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal muito comum que afeta 1 em cada 7 pessoas. As principais características da SII são dor abdominal e hábitos intestinais anormais (constipação, diarreia ou uma mistura de ambos). Além disso, outros sintomas também podem estar presentes, incluindo:

  • inchaço (a sensação de um balão inflado no abdômen)
  • distensão (um aumento visível na circunferência abdominal)
  • gases excessivos
  • urgência para defecar

O que causa a síndrome do intestino irritável?

Ainda não se sabe o que causa a SII, embora se acredite que vários fatores desempenhem um papel, que incluem:

Sensibilidade visceral

Pessoas com SII podem ter maior sensibilidade intestinal, por terem uma parede intestinal altamente sensível. Isso significa que eles são mais sensíveis aos movimentos normais do intestino, como alongamento ou distensão. Esses eventos normais podem ser desconfortáveis ​​ou bastante dolorosos em pessoas com SII. Acredita-se que cerca de 60% das pessoas com SII tenham uma parede intestinal altamente sensível.

Motilidade intestinal alterada

O conteúdo intestinal (fezes) pode se mover de forma mais lenta ou mais rápida que o normal, e isso depende da motilidade. Acredita-se que cerca de 1 em cada 3 pessoas com SII tenham esse problema. Portanto, se o movimento através do intestino for incomumente rápido, isso pode resultar em diarreia. Considerando que, se o movimento através do intestino for incomumente lento, isso pode resultar em constipação.

Bacteriana

Pessoas com SII podem ter um desequilíbrio da microbiota intestinal, nas proporções entre as ditas bactérias “boas” e “ruins” em seu intestino – isso às vezes é chamado de “disbiose”. A microbiota intestinal refere-se à comunidade complexa de microrganismos que vivem no intestino dos humanos. Embora ainda não se saiba se nossas bactérias intestinais causam SII, algumas pesquisas mostraram diferenças entre a microbiota de pessoas com e sem SII.

Permeabilidade intestinal aumentada

Pessoas com SII podem ter um intestino levemente inflamado ou “permeável”, o que não é prontamente detectado nos exames usuais atualmente disponíveis.

Infecções

Às vezes, a SII começa após uma infecção intestinal grave, como gastroenterite – muitas vezes chamada de infecção intestinal.

Como você pode ver, a SII é uma condição complexa e multifatorial, que envolve cuidados com alimentação, saúde intestinal, entre outros aspectos. Saiba mais aqui sobre o assunto.

Interessado em fazer o protocolo Fodmap?

Aqui abaixo você encontra uma Lista de alimentos low Fodmap em português, confiável, baseada nas orientações da Universidade de Monash, bem como um Livro de receitas low Fodmap e uma sugestão de cardápio low Fodmap para que você consiga fazer a fase de exclusão do protocolo mantendo uma alimentação equilibrada, adequada em fibras e variada, mesmo sem orientação profissional. Para os passos seguintes do protocolo é preciso de um profissional experiente para orientar como fazer os testes, para interpretá-los e sobre como personalizar a sua alimentação. Lembre-se que não é indicado manter a fase de exclusão da dieta de exclusão por mais que 6 semanas. Além disso, o acompanhamento profissional é importante porque parte dos pacientes possuem outras condições clínicas associadas que o protocolo não resolverá por completo e, portanto, necessita de condutas adicionais.