O teatro juvenil e o ensino em aleitamento materno: uma proposta educativa

LAUFFER A, FAGUNDES T, POISL A, LINDEN S, MACIEL L. O Teatro Juvenil e o Ensino em Aleitamento Materno: uma proposta educativa. Associação Gaúcha de Nutrição – 4° Encontro das Nutricionistas Pesquisadoras do RS. Porto Alegre, ago, 2006.

RESUMO

Introdução: É conhecida a importância do aleitamento materno para o bebê e para a mãe. Porém, apesar de campanhas de incentivo a essa prática no Brasil, o tempo médio de amamentação exclusiva mantém-se inferior ao recomendado, levando a crer que a educação para o aleitamento poderia iniciar mais precocemente. O teatro é uma metodologia pedagógica de ensino que torna o aprendizado eficaz pela influência emocional, ao contrário do aprendizado comum. Objetivo: Foi proposta a realização de uma peça de teatro sobre a “Amamentação” na Semana do Aleitamento Materno aos alunos de 8ª séries de uma escola municipal de Estância Velha (RS), para promover conhecimento sobre o assunto e sensibilizar para a sua importância. Metodologia: A atividade foi dividida nas seguintes etapas: I) uma aula breve sobre amamentação, com uso da cartilha “Promovendo o Aleitamento Materno” do Ministério da Saúde (edição de 2006) e entrega de folder com informações sobre o assunto; II) formação de trios para elaboração de uma redação sobre o assunto “Amamentação”, que fosse possível interpretar através de um teatro; III) as produções dos alunos foram recolhidas no dia seguinte e então, escolhidas as três melhores através da avaliação de quatro nutricionistas. Os critérios de inclusão foram o conteúdo informativo e adequado sobre o tema e a possibilidade de se fazer um teatro. Resultados: Três peças de teatro foram premiadas, sendo a primeira colocada intitulada pelos alunos como “Amamentar é Um Jeito de Amar” e apresentada na Câmara de Vereadores da cidade. A peça de teatro contou com a participação de cinco alunas, sendo uma narradora e quatro personagens com diálogos próprios, cotidianos, informativos e educativos. Conclusão: A experiência mostrou que esta estratégia metodológica pode ser eficaz na promoção de conhecimentos e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno. Os alunos consideraram importante a exposição das informações sobre esse tema, e percebeu-se grande interesse em saber mais sobre a amamentação, seus benefícios e vantagens para o bebê, para mãe e para a família. Diante dos fatos, denota-se a importância da educação nutricional para incentivo ao aleitamento materno entre jovens, na escola, e o teatro foi uma boa metodologia.

Palavras-chaves: aleitamento materno, teatro, escola, alunos.

By |2016-10-12T18:35:45+00:0027/02/2016|Categories: Artigo Científico|Tags: , , , , |