Motivação para emagrecer é algo que todos desejam ter, não é mesmo? Se houvesse um comprimido de motivação, com certeza seria muito utilizado. Porém, ele não existe. E, para piorar, há muitos mitos em torno da motivação.
Mitos de que devemos esperar a motivação chegar para agir, de que devemos nos sentir o todo tempo motivados, de que a desmotivação é um sinal de incapacidade, etc. Para ilustrar esses mitos da motivação em relação ao emagrecimento, vou contar te uma das história da Aninha e da sua amiga Motivação.
Aninha e a Motivação
A Aninha estava querendo emagrecer, mas se sentia sem motivação, porque tudo relacionado ao emagrecimento lhe parecia muito difícil e muito trabalhoso de se fazer. Ela se sentia como um urso hibernando, tentando concentrar energia para agir quando a motivação chegasse. Por mais que quisesse emagrecer, ela sentia-se desmotivada, e quanto mais valorizava essa sua falta de energia, mais sem motivação se sentia, mais impotente e desesperançosa.
Um dia ela estava caminhando de um lado para o outro em casa, nervosa, como se estivesse procurando algo, e a sua mãe perguntou: “O que você está procurando Aninha?” Ela respondeu: “Estou procurando a Motivação para me ajudar a emagrecer!”
Procurando a Motivação
A mãe da Aninha respondeu: “Bem, de repente você terá que parar de esperar a Motivação chegar. Vai ficar esperando quanto tempo por ela? Ela é uma grande amiga, eu sei, sempre ajuda muito. Eu também tenho a minha Motivação, só que é engraçado, nem sempre podemos contar que elas cheguem na hora certa.
Lembra daquela vez que você ficou esperando meses e meses a Motivação chegar? Você ficou cada vez mais frustrada, se sentido impotente e incapaz. Até que você teve a atitude de agir em prol de ti mesma, mesmo sem a presença da Motivação. Você começou a fazer o que tinha que ser feito, mesmo sem ela, e foi no caminho que você encontrou a Motivação para continuar e fazer cada vez mais!”
Fazer mesmo sem vontade
Aninha respondeu: “É verdade, mãe… Quantas coisas que eu tenho dificuldade de fazer ou não tenho vontade de fazer, e eu faço porque é preciso, mesmo sem a ajuda da Motivação. Eu faço e me sinto bem por ter feito. Por exemplo, eu odeio passar roupa, mas eu tenho que passar, então não posso ficar esperando a Motivação para me ajudar. Simplesmente passo a roupa, não fico me questionando e, portanto, não fico sofrendo. Imagine se eu fosse esperar a Motivação chegar para fazer isso, todas as minhas roupas estariam amassadas!”.
A mãe respondeu: “Pois é, Aninha, muitas vezes é preciso agir apesar de não ter vontade e sem a Motivação. Com certeza após ter dado os primeiros passos, você a encontrará no meio do seu caminho, e poderá já mostrar muitos resultados para a Motivação. Você precisa romper esse ciclo vicioso e SIMPLESMENTE COMEÇAR POR ALGUM PONTO!”
Aninha ficou pensativa: “E por onde posso começar? Não gosto de nenhuma das tarefas relacionadas ao emagrecimento. Não gosto de alimentos saudáveis, não gosto de cozinhar, não gosto de ir no super mercado, não gosto de exercício, não gosto da ideia de ter que me esforçar para mudar”.
Encare os desafios
A mãe respondeu: “Um dia a minha amiga Motivação me confidenciou em segredo que, para conquistarmos o que desejamos, muitas vezes precisamos estar dispostos a fazer o que não queremos, e que precisamos aceitar todos os desafios, não só aqueles que preferimos.
Lembra quando você fez faculdade? Você não queria ter que fazer o trabalho de conclusão, mas fez, e foi útil para se formar, se não, não poderia ter colado o grau. O ponto é aceitar que são coisas importantes para o seu emagrecimento. Pode te trazer um certo desconforto esse esforço, mas é um desconforto construtivo.
Nikes mentais: just do it
Precisamos aprender a tolerar com paciência esses desconfortos construtivos para alcançar mudança em nossas vidas. Lembre-se que o esforço temporário, mas o orgulho será para sempre”. Aninha: “Ah, mãe, foi tão bom conversar contigo sobre a Motivação. Ela é uma grande amiga, me ajuda muito quando está presente e queria muito que ela estivesse aqui para me ajudar.
Embora eu esteja realmente triste por ela não aparecer, e estivesse acreditando que eu era uma perdedora, entendi que não é nada pessoal dela comigo e que não posso mais esperar por ela. É só isso! Eu vou é calçar meus Nikes Mentais, e simplesmente fazer! Ela que me encontre depois!”
Nutrição comportamental e mudança da relação com a comida: a melhor “dieta” para emagrecer.
Gostou desse post? Então você poderá gostar do post sobre Como ter foco para emagrecer.