Nutricionista Adriana Lauffer

Importância da mastigação para uma boa digestão

Importância da mastigação para uma boa digestão

A má digestão é uma queixa comum entre os pacientes, mas muitas vezes eles atribuem os desconfortos apenas aos alimentos, esquecendo-se de considerar a forma como comem. É frequente observar que esses mesmos pacientes apresentam má mastigação, por diversas razões, mesmo sabendo da importância desse hábito. Muitas vezes, falta compreensão sobre por que é importante, associando a ideia a contar mastigadas ou pausar durante a refeição. Vou explicar a importância da mastigação para uma boa digestão.

Se preferir, você pode ver o mesmo conteúdo em vídeo:

Importância da mastigação para uma boa digestão

Antigamente

Antigamente, utilizávamos mais os dentes para mastigar, pois os alimentos eram integrais e mais duros. Atualmente, os alimentos são mais processados e macios, e muitas vezes preferimos esse tipo de alimento devido à praticidade, rapidez e falta de tempo para comer. No entanto, embora nossa alimentação e estilo de vida tenham mudado, nossa fisiologia de digestão continua a mesma.

Como acontece a digestão

Ao mastigar, sinalizamos ao estômago que a comida está chegando, e ele já inicia a produção de enzimas e ácidos para a digestão. Além disso, ao mastigar, trituramos os alimentos em pedaços menores, misturando-os com a saliva que contém a enzima amilase, responsável por iniciar a digestão dos amidos já na boca.

Ao engolir, o estômago está preparado para receber o alimento mastigado e pré-digerido pela saliva. Isso facilita muito o trabalho do estômago, permitindo uma digestão mais fácil e evitando desconfortos após as refeições, como arrotos, sensação de empachamento e refluxo. O estômago tem a função de misturar o alimento mastigado com ácido para dissolvê-lo, transformando-o num caldo.

Quando não mastigamos bem

No entanto, quando não mastigamos adequadamente, o estômago não consegue desempenhar seu papel corretamente, pois precisa realizar o trabalho dos dentes e da saliva. Isso faz com que a comida fique parada no estômago, causando sensação de empachamento, fermentação e desconfortos como arrotos, refluxo, sensação de gastrite. Imagine quando comemos ansiosos ou agitados, onde as emoções também influenciam prejudicando a digestão.

Além disso, pedaços de alimentos inteiros ou mal digeridos podem passar para o intestino, onde sofrem putrefação devido à ação das bactérias locais, resultando em fezes e gases com odor desagradável, além de restos de alimentos visíveis nas fezes. Isso pode iniciar a disbiose intestinal, que é a alteração da microbiota intestinal, com diversas outras consequências negativas para a saúde. Tudo isso pode começar simplesmente pela má mastigação.

O que te impede de mastigar melhor

É provável que você já saiba da importância da mastigação, mas talvez não tenha conhecido todas essas informações. A questão é: como melhorar a mastigação? Isso envolve questões comportamentais, como crenças de que mastigar é uma perda de tempo ou que dedicar mais tempo para comer com calma prejudicará a produtividade. Será que apenas melhorar a mastigação é suficiente para melhorar a digestão, ou existem outras questões e necessidades envolvidas?

Neste texto, expliquei de forma simples e objetiva, mas se você precisa de auxílio e avaliação individual, posso ajudar. Desejo uma boa mastigação e boa digestão!