Existe uma dieta para candidíase vaginal crônica? Sim, pois essa condição normalmente está relacionada à baixa imunidade por estresse e/ou por má alimentação, sendo essa alimentação rica em alimentos que servem de alimento para o fungo cândida.

Causas da candidíase vaginal crônica:

Sabe-se que o estresse baixa a imunidade e nos deixa mais suscetível a infecções (seja por fungos, vírus ou bactérias) e alergias, porque altera nossa permeabilidade intestinal e a nossa microbiota intestinal. Como na mulher o ânus e a vagina são separados apenas pelo períneo (ou seja, são muito próximos), a microbiota intestinal sofre translocação para a vaginal.

A candidíase vaginal também pode ser comum em mulheres que sofrem 1) de constipação crônica, 2) por alimentação rica em lácteos, farinha branca e açúcar, 3) ou após uso de antibióticos. Esses 3 fatores levam à alteração da microbiota intestinal, e consequentemente da vaginal. Para saber mais vá para esse POST.

Quais alimentos evitar na dieta para candidíase vaginal:

  • Retirar da alimentação leite e derivados, açúcar (qualquer tipo, inclusive mel) e farinhas refinadas, por pelo menos 30 dias, pois a cândida fermenta esses alimentos.
  • Atenção com alimentos industrializados e preparos que levem leite, açúcar e farinha refinada na composição.
  • Evitar frutas muito maduras (pela proliferação de fungos), como: melão, melancia, amendoim, frutas secas e cogumelos, pois são ricos em fungos.
  • Evitar alimentos e bebidas fermentados por leveduras, como pães brancos e bolos, vinho, cerveja e vinagres.
  • Não reaproveitar alimentos, mesmo que tenham sido refrigerados.

Quais alimentos dar preferência na dieta para candidíase vaginal:

  • Caso sentir voracidade por doces, colocar um pouco de açúcar na língua, ou mascar um cravo ou cristais de gengibre;
  • Caso queira usar adoçante, use stévia;
  • Aumentar consumo de temperos, como: alho, cebola, alecrim, tomilho e, principalmente, orégano (antifúngicos);
  • Dê preferência às frutas cítricas, 2 unidades ao dia;
  • Aumentar o consumo de fibras (farelos, linhaça, cereais integrais e verduras variadas em abundância), pois as bactérias probióticas fermentam esses alimentos;
  • Beber uma xícara de chá de hortelã ao dia (antifúngico);
  • Consumir sementes de girassol e/ou abóbora seca (não torrada). Secar a 70-80° graus no forno ou ao sol. Triturar no liquidificador (se quiser) e usar 1 colher de sopa ao dia, ou comer 1 punhado ao dia;
  • Usar preservativo tradicional, sem espermicida.

Quais suplementos utilizar na dieta para candidíase vaginal:

  • Lactobacilos em cápsulas via oral e intravaginal, conforme orientação do nutricionista;
  • Óleo de alho desodorizado ou de orégano em cápsulas, 500 mg ao dia;
  • Extrato de própolis em suspensão 20%: 40 gotas ao dia por 30 dias;
  • Fórmula de vitaminas e minerais para melhora da imunidade, rica em biotina, conforme prescrição do nutricionista;
  • Suplemento de clorela ou Spirulina platensis, 500 mg duas vezes ao dia.

Esse post não substitui a orientação nutricional individualizada.

Saiba mais sobre esse assunto no post sobre candidíase vaginal crônica e alimentação.