O cuidado com a dieta após a cirurgia de vesícula pode ser bastante importante porque o organismo pode precisar de um período de adaptação com a sua nova anatomia e funcionamento.
Afinal, agora a bile não tem mais o seu reservatório e é liberada direto no estômago para a participar da digestão das gorduras.
Apesar de muitos profissionais orientarem vida normal logo após a cirurgia, os organismos reagem de forma diferente, tanto é que o bem estar após a retirada da vesícula é imprevisível.
Um artigo científico da área da gastroenterologia já mostrou que, pessoas que antes da cirurgia tinham muito desconforto digestivo, após a cirurgia se sentiram “novas em folha”, outras nem tanto.
Por outro lado, há pessoas que antes da cirurgia não tinham sintomas importantes, e após a cirurgia passaram a ter ou continuaram se sentindo as mesmas.
A questão é que sintomas não se discute e, as pessoas que sentem desconforto podem cuidar alguns aspectos da alimentação. Vamos às dicas:
Dieta após a cirurgia de vesícula
Consuma pouca gordura em cada refeição enquanto o seu organismo se adapta a funcionar sem o reservatório de bile.
Para isso, prefira carnes magras, retire a pele do frango e a gordura aparente da carne antes do preparo, bem como prefira preparos cozidos e grelhados.
Sobre os vegetais, prefira os que não fermentam, e preferencialmente cozidas, como batatas, abóbora, chuchu, cenoura, abobrinha, beterraba.
Quanto à sobremesas, prefira à base de frutas, iogurtes ou leite desnatados e mel, e prefira infusões não concentradas de café e chá;
Mantenha sua alimentação em horários regulares, preferencialmente em quatro refeições, em ambientes calmos para facilitar a digestão.
Evite alimentos gordurosos e fritos. Tenha em mente que o consumo de gorduras deve ser restringido às vezes por vários meses até que o organismo se adapta. Contudo, posteriormente podem ser introduzidos lentamente.
- Vamos relembrar os alimentos gordurosos:
- Fast foods, hambúrgueres;
- Vísceras, embutidos, como linguiça, salame, mortadela;
- Salgadinhos de pacote;
- Biscoitos e pães recheados, doces com cremes;
- Folhados, empanados de frango, tortas;
- Massas com molhos, bife à milanesa, coxinhas e croquetes;
- Gorduras, como banha, toucinho, bacon, manteiga).
Evite líquidos 30 minutos antes das refeições e espere por 30 minutos para beber após as principais refeições, assim facilita a digestão.
Evite alimentos que fermentam, como:
- Frutas, como melão e melancia;
- Vegetais, como brócolis, couve-flor, repolho, batata doce;
- Oleaginosas, como amêndoa, nozes, castanha-do-pará, abacate;
- Bebidas alcoólicas;
- Pimenta, picles, mostarda, páprica, curry, molhos picantes, azeitonas, noz-moscada.
Nutrição e gastroenterologia: uma união importante!