Osteoporose é bastante comum em mulheres maduras, e muito relacionada à alimentação. O principal nutriente pelo qual os ossos são formados é o cálcio. Por isso, cálcio e osteoporose são tão relacionados.

O que é osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica dos ossos intimamente relacionada aos hábitos alimentares adotados ao longo da vida, como o consumo adequado ou não de cálcio.

É definida como perda de massa óssea acelerada, que ocorre pela diminuição da absorção dos nutrientes importantes para os ossos, dentre eles, o cálcio.

Absorção do cálcio e osteoporose

No entanto, a absorção e o metabolismo corretos do cálcio dependem da sinergia com vários outros nutrientes. Por isso que, além do cálcio, também estão deficientes na osteoporose o zinco, magnésio, potássio, as vitaminas D, K e C.

Ao mesmo tempo, o excesso de determinados nutrientes também colabora para a osteoporose, como o alto consumo de alimentos industrializados por conterem muito sódio, de refrigerantes por conterem muito fósforo, e o excesso de carnes e laticínios pelo excesso de proteínas.

Isso mesmo! O excesso de lácteos forma cargas renais ácidas, gerando acidose metabólica que aumenta a excreção urinária de cálcio. Apesar de terem boa quantidade de cálcio, a combinação dos nutrientes dos laticínios não favorece uma boa absorção deste mineral.

Ao contrário, os vegetais verdes escuros, embora apresentem menor teor cálcio em relação aos laticínios, são boas fontes de magnésio, o que otimiza a absorção do cálcio.

Portanto, o que garante a saúde dos seus ossos é a combinação adequada dos nutrientes da dieta e não a quantidade de laticínios (ou cálcio) por si só.

Para ler a participação da nutricionista em matéria sobre o Dia Mundial de Combate à Osteoporose (dia 20 de outubro), clique AQUI.