LAUFFER A, FAGUNDES T, VASQUES CA, WEBER MH. Avaliação da Influência do Consumo Dietético de Lipídeos sobre o Perfil Lipêmico de Obesos. In: Anais do XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul, out , 2005, p. 551.

Premiado como destaque: In: Anais da Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão do Centro Universitário Feevale. Novo Hamburgo, nov, 2005.

RESUMO

Objetivo: Este estudo avaliou a influência da participação relativa de gordura na dieta sobre o perfil lipêmico de obesos não mórbidos. Métodos: Participaram deste estudo 82 voluntários (43,3 ±9,1 anos de idade) com índice de massa corporal médio de 34,4 ±3,1 Kg/m2, não submetidos à dieta hipocalórica. O consumo dietético de gordura foi avaliado através de recordatório alimentar de 24 horas e os resultados foram apresentados em termos percentuais de lipídeos sobre o total calórico da dieta. As concentrações séricas de lipídeos em jejum foram determinadas pelo método enzimático colorimétrico, exceto LDL-colesterol que foi estimado através da equação de Friedwald. Resultados: O consumo médio de lipídeos totais foi de 26,6 ±7,5% e as concentrações médias de triglicérides, colesterol total, LDL e HDL-colesterol foram 144,8 ±85,1, 207,5 ±44,2, 134,0 ±38,7, 45,6 ±11,6 mg/dL, respectivamente. As prevalências de hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia (valores acima de 200mg/dL) na amostra estudada foram, respectivamente, 53,7% e 13,4%. Nenhuma correlação significativa foi observada entre a fração de gordura na dieta e os níveis sanguíneos de lipídeos. Estratificando a amostra em dois grupos, segundo o consumo de gordura dietética (≤ 26,6% e ≥ 26,7%), com as respectivas médias de 20,2% (n=38) e 32,2% (n=44), não foram observadas diferenças significativas entre os valores médios dos parâmetros lipêmicos analisados destes grupos. Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo sugerem que o aumento da fração lipídica da dieta não interfere significativamente sobre o perfil lipêmico.

Termos de Indexação: obesidade, gordura dietética, perfil lipídico, dislipidemia.